Cultura
Espaço cultural promove mostra de cinema sobre capoeira
A cultura e a tradição da capoeira entram em cena no espaço Ecos de Santo Amaro como forma de celebrar a Semana da Consciência Negra
Para celebrar a Semana da Consciência Negra, o Espaço Cultural Ecos de Santo Amaro promove nos dias 17, 19, 26 e 27 de novembro, o “Capoeira em cena”, uma mostra de cinema sobre capoeira com a exibição gratuita de filmes que celebram a cultura afro-brasileira e a capoeira, além de obras audiovisuais produzidas localmente em Navegantes. As sessões terão início às 19h30 e a entrada será gratuita, com distribuição de pipoca para o público.
Esta ação faz parte da segunda etapa do projeto de adequação e instalação de uma sala de cinema no Espaço Cultural, que tem como objetivo criar um ambiente de encontro e diálogo, promover o acesso à arte e à cultura, e contribuir para o desenvolvimento da indústria cinematográfica local e nacional. A primeira parte do projeto, realizada entre 28 de outubro e 1º de novembro, apresentou a Mostra Internacional de Curtas de Animação, Mostra Ambiental, Mostra Nacional e Mostra Navegantina, com destaque para “As Lendas de Navegantes”, uma série de minidocumentários que resgatam o patrimônio imaterial da cidade, idealizados por Caroline Westerkamp.
O projeto é patrocinado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, e conta com o apoio da Fundação Cultural de Navegantes. Além de diversificar a oferta cultural no município, as sessões apresentarão uma seleção de filmes que destacam a importância da resistência cultural e a luta pela igualdade racial. Além disso, cada exibição contará com curtas-metragens produzidos na cidade, fortalecendo a cultura local.
Confira a programação:
No domingo (17), às 19h30, será exibido o filme “Môa, raiz afro mãe” (100 min). A direção é de Gustavo McNair, Brasil, 2022 ; e o documentário é sobre o mestre Moa do Katendê, ícone da cultura afro-brasileira e da resistência, e sua influência no carnaval baiano. O curta da noite será o filme “Patrimônio Visto de Cima” (4 min), que é um documentário sobre os patrimônios de Navegantes, com direção de Arthur Manson, 2021
Na próxima terça-feira (19), às 19h30, será exibido o longa “Besouro” (94 min), com direção de João Daniel Tikhomiroff, Brasil, 2009; que conta a história do maior capoeirista de todos os tempos, em uma mistura de aventura, paixão e misticismo. Já o curta da noite será “Capoeira Viva” (12 min), que é um documentário sobre a capoeira em Navegantes. A direção é de Daniel Cipriano, 2022.
No dia 26 de novembro, às 19h30, entra na mostra o filme “Nego Bom de Pulo – Mestre Nô e a Capoeira da Ilha” (83 min). Com direção de Kiko Knabben, Brasil, 2014; o longa aborda a trajetória de Mestre Nô e o surgimento da Capoeira da Ilha. O curta em exibição será “Dengo Dengo” (13 min), dirigido por Daniel Cipriano, 2022, que traz a história do apelido carinhoso de Navegantes, originado por um sino local.
A mostra encerra em 27 de novembro, com o curta “Histórias e Memórias da Capoeira em Navegantes” (24 min), dirigido por Gian Carlos Rio dos Santos, 2022, que traz depoimentos sobre a capoeira em Navegantes desde os anos 1990. Já o longa da noite será “Mestre Bimba, a Capoeira Iluminada” (80 min), com a abordagem da história do mestre Bimba e sua contribuição para a capoeira, com depoimentos e imagens inéditas. A direção é de Luiz Fernando Goulart, Brasil, 2005.