Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Um ano depois, Raul Cabral fala pela primeira vez sobre saída do Hercílio Luz

Blogs
Portal SCTODODIA 28 1
Foto: Rádio Cidade Tubarão

Blogs

Um ano depois, Raul Cabral fala pela primeira vez sobre saída do Hercílio Luz

Idealizador da parceria do clube com investidores, treinador lamenta a interrupção do trabalho

O tubaronense Raul Cabral foi o convidado desta quarta-feira (13) do programa Central do Esporte, da Rádio Cidade Tubarão. Técnico mais longevo da história recente do Hercílio Luz e responsável direto pela transformação do clube em SAF, o profissional falou pela primeira vez desde sua saída do Aníbal Costa, ocorrida há um ano.

Raul Cabral atuou como uma espécie de “elo” entre os abnegados do Leão do Sul e os investidores que lideram o projeto atualmente. Além de técnico, Cabral foi também coordenador e participou ativamente da profissionalização do futebol colorado entre julho de 2021 e novembro de 2023.

O treinador explica que o primeiro passo foi fazer um diagnóstico do clube. “Identificamos o que havia de bom e de ruim no processo. A estrutura era muito precária. Fizemos contato com pessoas da cidade para conseguir campos para treinos. Algumas pessoas ajudaram bastante, como o Maduro, que ofereceu inicialmente o campo do Palmeiras (de Congonhas), emprestado por um longo período. Depois, fizemos um contrato para alugar os campos, principalmente para as categorias de base. Estabelecemos parcerias com pessoas de Treze de Maio, Pedras Grandes e Capivari de Baixo para que tivéssemos condições mínimas para realizar bons treinamentos”, afirma o treinador. Outra dificuldade inicial foi a academia. “Era extremamente precária. Surreal. As pessoas cobram resultados, mas desconhecem as condições de trabalho oferecidas. Pessoas como Alexandre (Souza) e Agenor (Junqueira) fizeram a diferença e tomaram a iniciativa para melhorar o que era possível”, pontua. Raul afirma que conseguiu convencer o presidente da SAF a construir uma academia, espaço que é utilizado atualmente.

Sobre os objetivos iniciais, Cabral destaca que, além de melhorar a estrutura, o clube buscava ter calendário completo. “Foi algo que a gente não pegou, mas conseguimos entregar”, disse.

Confira a entrevista do técnico Raul Cabral na íntegra:

Outros planos também foram traçados, como a venda de atletas e a definição de metas de médio e longo prazo. No entanto, Raul Cabral foi desligado do cargo em novembro do ano passado, após a eliminação em casa na semifinal da Copa Santa Catarina, diante do Marcílio Dias. Sobre a demissão, Raul lamenta a interrupção do projeto. “Foi decidido pelas pessoas que comandam o clube que esse trabalho seria interrompido. A partir daí, é uma decisão deles. Acredito que não só o meu desligamento, mas também o de toda uma equipe de trabalho prejudicou bastante os processos do Hercílio Luz, e estamos vendo os resultados”, afirma.

Raul Cabral Hl

Em novembro do ano passado, Raul Cabral foi demitido do Hercílio Luz após eliminação na Copa SC. Foto: William Lampert/HLFC

Raul Cabral também revela que houve movimentações nos bastidores para que ele deixasse o clube após o Estadual de 2023. “Não fui informado, mas as conversas surgem. Eu estava na cabeça do projeto e acontecia esse tipo de situação. Um dos pontos que pesava era a situação de cobrança que eu fazia internamente. Quando foi feito o projeto, dei a cara a tapa, dei entrevistas, e falava sobre a construção da estrutura. Chegou um momento em que eu era cobrado sobre isso, sem ter o poder da caneta e o poder financeiro para decidir sobre a construção de um CT ou sobre o projeto do novo estádio. São situações pontuais para a continuidade do Hercílio Luz”, frisa.

Ainda sobre a questão estrutural, Raul Cabral recorda que a situação do Aníbal Costa o preocupava – a área do estádio foi vendida no ano do centenário do clube para Marcos Schilickmann, empresário de São Ludgero e atual vice-presidente administrativo do Intrépido. “ Era um ponto que me preocupava. Vai chegar um momento que não vai ter onde jogar, e sabemos o que acontece com equipes que não tem local para jogar”, alerta.

Primeiro dos quatro técnicos da ‘Era SAF’, Raul Cabral é o treinador com mais jogos pelo clube. No comando da equipe tubaronense, foram 77 jogos, com 38 vitórias, 24 empates e 15 derrotas. No período, o Hercílio marcou 93 gols e sofreu 60, com um aproveitamento de 59,74%. Com Cabral, o Hercílio alcançou suas melhores campanhas recentes no Estadual (5º lugar em 2022 e 3º em 2023), além de ter sido vice-campeão da Copa SC em 2022.

Após deixar o Aníbal Costa, Raul Cabral assumiu o Tombense, onde já havia trabalhado anteriormente. Em 2024, o técnico conquistou o título de campeão mineiro do Interior, o primeiro de sua carreira como profissional. Os compromissos de 2025 são: Estadual, Copa do Brasil e Série C.

Cabral Tombense

Em 2024, Raul Cabral conquistou o primeiro título da carreira pelo Tombense. Foto: Victor Souza

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo