Economia
Porto de Imbituba bate recorde com 7,2 mi de toneladas em 2024
O destaque foi para o mês de outubro, que registrou 729,6 mil toneladas
Por
Vitor Wolff
O Complexo Portuário de Imbituba, administrado pela SCPAR, alcançou um marco histórico em 2024, movimentando mais de 7,2 milhões de toneladas de cargas até outubro, um aumento de 14,7% em comparação ao mesmo período de 2023. O destaque foi para o mês de outubro, que registrou 729,6 mil toneladas movimentadas, resultando em um crescimento expressivo de 28,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esses números refletem o aumento consistente nas operações mensais e anuais do porto.
Em termos de fluxo de embarcações, o porto recebeu 29 navios em outubro, totalizando 281 embarcações no acumulado do ano, o que representa um crescimento de 14,2% frente a 2023. Esse aumento consolida o Porto de Imbituba como um ponto estratégico para a logística no Sul do Brasil. Contudo, houve uma queda de 12,2% na movimentação de cargas em comparação a setembro, em razão do pico de operações registrado no mês anterior.
Os produtos que mais movimentaram o porto incluem coque de petróleo, contêineres, sal, farelos de soja e milho, açúcar a granel e trigo. Só o açúcar registrou 549,8 mil toneladas movimentadas em apenas seis meses, representando 7,6% do total anual de cargas. As exportações corresponderam a 51,7% do volume total, com um crescimento de 14,9% em comparação a 2023, enquanto as importações apresentaram um aumento ainda maior, de 20,7%.
A cabotagem, que compreende o transporte entre portos nacionais, teve uma participação de 9,1% na movimentação total do porto até outubro, embora tenha apresentado uma queda de 11,4% em relação ao ano anterior. Já os granéis sólidos, como coque de petróleo, sal e farelos, foram responsáveis por mais de 5,8 milhões de toneladas, correspondendo a 80,3% do total movimentado, com um crescimento de 11,5% em relação a 2023.
De acordo com o secretário de Portos de Santa Catarina, Ivan Amaral, e o diretor-presidente da SCPAR, Urbano Lopes de Sousa Netto, esses resultados são fruto de um esforço conjunto para aprimorar a eficiência portuária. Com operações que movimentaram mais de 1,92 bilhão de dólares até outubro, segundo o Ministério do Desenvolvimento, o Porto de Imbituba reforça sua importância no cenário econômico, mostrando um crescimento expressivo de 17,4% nas exportações e importações em comparação ao ano anterior.