Cotidiano
Produtos de origem animal passam por coleta de amostras em estabelecimento de Tubarão
O material coletado e o transporte da amostra foram realizadas pelos próprios integrantes da equipe técnica SIM
Por
Matheus Machado
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria de Agricultura e Interior, tem cada vez mais aumentando sua importância e, consequentemente, trazer maior garantia dos produtos de origem animal comercializados no município.
Com a adesão do Município de Tubarão ao Consórcio Intermunicipal Amurel (CIM-AMUREL), o qual possui o Programa de Inspeção Regionalizado, o Município passa a ter o selo SISBI POA, o qual possibilita comercialização de produtos de origem animal para todo o país, gerando consequentemente mais emprego e renda.
Para dar garantia a esta qualidade dos produtos de origem animal, o serviço, através de sua equipe técnica composta pela técnica de fiscalização Ruth Paes Silvério e pelo estagiário de Medicina Veterinária Querto Moisés, em conjunto com a responsável pelo setor na Amurel, a médica veterinária do CIM-Amurel Késsya Niero, realizaram na última segunda-feira (18) a coleta de amostra oficial no estabelecimento Ovos Scremin, por solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O consórcio CIM-AMUREL foi sorteado para participar do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), realizado anualmente pelo MAPA com empresas que fazem parte do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
O estabelecimento Ovos Scremin, que possui o registro 045 no Serviço de Inspeção Municipal de Tubarão, foi nomeado para participar da coleta de produtos para análise microbiológica de ovos, quando será avaliada a contagem de bactériasSalmonella sppeStaphylococcus aureus. Esta análise será realizada em laboratório especializado e é regulamentada por departamentos que controlam a qualidade dos alimentos. A amostra foi levada em mãos até o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Porto Alegre, por solicitação do MAPA.
O material coletado e o transporte da amostra foram realizadas pelos próprios integrantes da equipe técnica SIM, anteriormente mencionados.
Com informações de PMT.