Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Prêmio Jabuti: confira os principais vencedores

Cultura
Premio Jabuti Confira Os Principais Vencedores

Cultura

Prêmio Jabuti: confira os principais vencedores

A 66ª edição do evento premiou 22 categorias na última semana; os autores baianos tiveram destaque e autor de SC também trouxe um Jabuti

A premiação literária mais tradicional do Brasil contou com 22 categorias na sua edição de 2024, abrangendo os eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Na cerimônia, também foi divulgado o Livro do Ano — título mais cobiçado do prêmio, concedido à obra melhor classificada entre as categorias dos Eixos Literatura e Não Ficção.

A professora e escritora baiana Bárbara Carine, que esteve no Fórum Extraordinário da Undime neste ano de 2024, venceu o Prêmio Jabuti 2024 na categoria “Educação”, com o livro “Como ser um educador antirracista”. A premiação é considerada o reconhecimento literário mais importante do Brasil.

A obra discute sobre como a educação e a escola podem ser pensadas a partir de perspectivas não ocidentalizadas e, sobretudo, racializadas. A autora esmiúça conceitos ligados à luta antirracista, como pacto da branquitude, racismo estrutural, cotas raciais e educação emancipatória, para repensar as ações pedagógicas e a formação e o papel dos educadores.

A professora e escritora é fundadora da escola Maria Felipa, primeira unidade de ensino afro-brasileira registrada em uma secretaria de educação do Brasil, acumula quase 400 mil seguidores nas redes sociais.

Já Itamar Vieira Júnior, venceu o Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário” , com o livro “Salvar o fogo”. Na obra, o escritor mescla a trajetória íntima de seus personagens com traços da vida – social, emocional e cultural – brasileira.

Premio Jabuti Confira Os Principais Vencedores 02

A 66ª edição do evento premiou 22 categorias na última semana; os autores baianos tiveram destaque e autor de SC também trouxe um Jabuti

Em 2020, ele ganhou pela primeira vez com o best-seller “Torto Arado”. O livro, publicado em 2019, conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que têm as vidas marcadas por um acidente ainda na infância. A trama se passa no sertão da Chapada Diamantina, onde ambas são mantidas em trabalho similar a escravidão – uma realidade que, mesmo em 2023, ainda é bastante comum no Brasil.

SC no páreo

O escritor blumenauense Guilherme Karsten conquistou duas categorias do Prêmio Jabuti: Melhor Livro Infantil e Melhor Ilustração. Ele nasceu em Blumenau e sua carreira como ilustrador iniciou em 2010, após vencer um concurso nacional para novos ilustradores de livros infantis. Esse é seu segundo Jabuti.

A obra “Cabo de Guerra”, de Guilherme em parceria com Ilan Brenman, da Editora Moderna, apresenta uma narrativa visual inovadora que cativa leitores de todas as idades. Utilizando a metáfora de uma competição, a história envolve personagens como uma linguiça, dois cachorros, um homem, uma mulher, um lobo e até ícones do futebol como Pelé e Maradona, todos engajados em uma disputa repleta de confusões e provocações.

 

Continue lendo
Topo