Meio Ambiente
Descarte incorreto de materiais recicláveis em caçambas de entulho chama atenção
Quantidade de materiais coletados poderia ser triplicado caso fosse descartado corretamente
Por
Matheus Machado
Em Tubarão, caçambas de entulho estão sendo utilizadas indevidamente como pontos para descarte de resíduos recicláveis. Apesar da boa intenção de quem busca dar uma destinação diferente a esses materiais, especialistas alertam: esse não é o local correto para o descarte.
A reciclagem é um processo fundamental para transformar materiais que seriam descartados em novos produtos. Além de reduzir o volume de lixo enviado para aterros sanitários, ela contribui para a conservação da natureza e pode gerar benefícios sociais e econômicos.
A prática da reciclagem não é apenas boa para o meio ambiente, mas também pode ser uma oportunidade de trabalho. Muitas pessoas têm na coleta e revenda de materiais recicláveis uma fonte de renda. Cooperativas de reciclagem e empresas especializadas compram esses materiais para transformá-los em novos produtos, garantindo trabalho e sustento para muitas famílias.
Cláudio Nunes, presidente da RACLI Limpeza Urbana, empresa responsável pela coleta de resíduos em nove municípios da região Sul de Santa Catarina, inclusive em Tubarão, explica que a quantidade de materiais recicláveis coletados na região ainda é muito baixa. “Temos um trabalho de coleta seletiva há alguns anos e a tendência é que a cada mês que passa aumente a quantidade de resíduos recicláveis. Hoje é uma faixa de 100 toneladas. Ainda não é o que esperamos, queremos alcançar o mínimo de 300 toneladas, mas isso vai da conscientização da dona de casa, do comércio e da indústria. Tem produtos que poderiam ir para uma triagem e ao invés disso, vai para um aterro sanitário. Vemos em diversos pontos todo tipo de lixo misturado”, destacou Nunes.
Ele também destacou a importância de não descartar os materiais recicláveis em caçambas: “As caçambas não são para lixo reciclável, são para entulho. Vai para um lugar totalmente diferente. Se tiver conscientização, vão colocar esses resíduos em um local onde o caminhão que recolhe passa e vai fazer a coleta correta”.