Educação
Matrículas para o ano letivo de 2025 começam nesta segunda (25) em Gravatal
As inscrições vão até sexta-feira (29) com mudanças no atendimento dos alunos para o próximo ano letivo
Por
Matheus Machado
Estão abertas as matrículas para novos alunos na rede municipal de ensino a partir desta segunda-feira (25) até sexta-feira (29). Pais ou responsáveis devem procurar a direção da escola mais próxima para informações sobre a documentação necessária para atendimento ao aluno para o ano letivo de 2025.
Diante da municipalização da Escola Estadual Geraldina Maria Tavares, os alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, passam a ser atendidos na Escola Estadual Antônio Knabben, cerca de 500 metros do local, no Centro de Gravatal. Já, os alunos do 1º ao 5º ano permanecem nas instalações da escola. As rematrículas são feitas via rede estadual de ensino e vem sendo realizadas de forma online.
Com a mudança, os alunos das escolas municipais Naíde Guedert Teixeira (Centro) e Joaquim Cardoso Duarte (Pouso Alto) vem sendo matriculados nestas unidades escolares e no próximo ano passam a ocupar as instalações da Escola Geraldina. Nas instalações das escolas municipais permanecem apenas os alunos da Educação Infantil.
Outra mudança para o próximo ano acontece na Extensão Manoel dos Passos de Medeiros (Bela Vista) que passará por reforma. Por este motivo, os alunos matriculados nesta unidade passam a ser atendidos na Escola Naíde.
O remanejamento dos alunos da rede estadual e municipal levam em conta o critério de zoneamento. Ou seja, o aluno é atendido na unidade escolar mais próxima de sua residência, onde haja disponibilidade de vaga.
Em 2025, o Município passa a implementar novos projetos e atividades gradualmente. Já o transporte escolar passa a ter novas rotas disponíveis desde o início do ano para atender os alunos do Centro e do Pouso Alto que passam a frequentar as aulas na Escola Geraldina Tavares.
MUNICIPALIZAÇÃO DA GERALDINA
Na última semana, a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e o Município de Gravatal celebraram uma parceria por meio do Programa de Otimização das Redes Municipal e Estadual.
A Otimização das Redes consiste na melhoria do atendimento do ensino fundamental prestado na Escola Estadual Geraldina Maria Tavares, que até então era realizado pela rede estadual de ensino.
Com a assinatura do Termo de Otimização, o Município acolhe os alunos da instituição já no ano letivo de 2025. Entre as condições estabelecidas para o acordo entre Estado e Município estão: a permanência dos servidores efetivos do Magistério Público Estadual no município, a cessão de uso de bens imóveis, bem como, mobiliário escolar (biblioteca e acervo, eletrônicos, ar condicionado e demais móveis) e o repasse dos valores do FUNDEB e Salário Educação.
“Encontramos no acordo uma possibilidade de fazermos uma escola modelo. Vamos oferecer ensino em tempo integral, propor novas atividades, manter atividades de contraturno com projetos como capoeira e empreendedorismo na escola. Pretendemos implantar o ensino da robótica e investir em metodologias inovadoras com uso de tecnologia. Tudo isso para melhorar a qualidade de ensino e o atendimento a esses alunos e elevarmos ainda mais o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)” explica o prefeito Clei Rodrigues.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULAS DE NOVOS ALUNOS
– Educação Infantil – Creche e Pré-Escolar
Certidão de nascimento, RG e CPF, para os alunos que possuírem;
Atestado de frequência em caso de transferência;
Cartão de vacina atualizado;
Cartão do SUS;
Declaração do Posto de Saúde, assegurando estar com as vacinas em dia;
Comprovante de residência atualizado – (água e energia);
RG e CPF dos Pais;
Declaração de trabalho atualizada, dos pais ou responsável;
Comprovante de beneficiário do Programa Bolsa família. (PAB);
Telefone para Contato
01 (uma) fotografia 3×4;
Número do Código do INEP;
Declaração de saúde da criança, no caso de possuir alguma alergia, alimentações específicas ou assistência necessária;
Laudo Médico, no caso de ter deficiência.
– Ensino Fundamental
Certidão de nascimento, RG e CPF, para os alunos que possuírem;
Atestado de frequência em caso de transferência;
Cartão de vacina atualizado;
Cartão do SUS;
Declaração do Posto de Saúde, assegurando estar com as vacinas em dia;
Comprovante de residência atualizado – (água e energia);
Xerox do RG e CPF dos Pais;
Comprovante de beneficiário do Programa Bolsa família. (PAB);
Telefone para Contato
01 (uma) fotografia 3×4;
Número do Código do INEP;
Histórico escolar para os alunos novos, a partir do 2º ano do ensino fundamental;
Laudo Médico, no caso de ter deficiência.
Avaliação do Pré-Escolar, para os alunos que irão para o 1º Ano.
Declaração de saúde da criança, no caso de possuir alguma alergia, alimentações específicas ou assistência necessária.
Com informações de PMG.