Segurança
Bombeiros de SC treinam equipes na República Dominicana
O treinamento é realizado na Base Naval de Calderas, na Província de Las Calderas, ao sul da República Dominicana
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou um intercâmbio internacional com a República Dominicana, oferecendo um curso de salvamento aquático e mergulho para bombeiros militares daquele país. O treinamento, que começou na segunda-feira (25), e segue até 20 de dezembro, é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o governo catarinense e a nação caribenha, destacando o reconhecimento internacional da qualidade da Segurança Pública de Santa Catarina.
Realizado na Base Naval de Calderas, na Província de Las Calderas, ao sul da República Dominicana, o curso tem carga horária de 160 horas e é ministrado por seis bombeiros catarinenses especializados. Ao todo, 50 bombeiros e policiais dominicanos participam do treinamento, que visa aprimorar habilidades em resgate aquático e promover maior segurança nas praias do país.
A República Dominicana, um dos principais destinos turísticos do Caribe, enfrenta desafios relacionados à segurança aquática, especialmente devido ao alto número de visitantes em suas praias. Afogamentos e acidentes no mar são preocupações constantes, e a iniciativa do CBMSC busca reduzir esses riscos, contribuindo diretamente para a proteção da população e dos turistas.
A equipe de instrutores catarinenses é liderada pelo major Guilherme Veríssimo da Serra Costa, de Florianópolis, e conta com o apoio de outros profissionais experientes, como o major Daniel Dutra, também de Florianópolis, o sargento Jefferson da Silva, de Palhoça, o cabo Thiago Bruno, de Balneário Camboriú, além dos cabos Daniel Almeida, de Itajaí, e Kleber Carneiro, de Florianópolis. Todos trazem ampla expertise em salvamento aquático e mergulho.
Com mais de seis décadas de atuação, o CBMSC é referência nacional em resgates aquáticos e guarda-vidas. A corporação mantém cerca de 1.900 profissionais em 400 postos de salvamento durante o verão e é reconhecida por suas técnicas avançadas de resgate com embarcações, motos aquáticas e aeronaves. Este intercâmbio fortalece a reputação do CBMSC e reforça sua missão de salvar vidas, tanto no Brasil quanto no exterior.