Segurança
Salvamentos por afogamento caem em SC na pré-temporada de verão
Corpo de Bombeiros Militar do Estado registrou 29 resgates
A quarta semana da pré-temporada de verão em Santa Catarina apresentou uma redução no número de salvamentos por afogamento em comparação à semana anterior. Entre os dias 19 e 25 de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMSC) registrou 29 resgates, contra 81 no período de 12 a 18 de novembro. O perfil das vítimas segue predominando entre homens, com 25 casos e uma média de 32 anos de idade. O maior número de salvamentos ocorreu no domingo, 24, possivelmente devido à melhora no clima após dias de chuva no litoral.
O período teve um único óbito por afogamento, envolvendo um pescador de 59 anos em uma área não monitorada no Rio do Peixe. O corpo foi encontrado no dia 19 pelas equipes de mergulho do CBMSC, com base em Rio das Antas. Esse caso reforça a importância de evitar áreas sem supervisão em atividades aquáticas.
Além dos salvamentos, uma ação internacional foi destaque. No dia 23, seis bombeiros catarinenses viajaram para Santo Domingo, na República Dominicana, onde treinarão 50 bombeiros e policiais locais em técnicas de Salvamento Aquático e Mergulho. Com mais de 200 praias, a especialização é fundamental para a prevenção e resposta eficiente a incidentes no país caribenho.