Cotidiano
Casan amplia vistorias de esgoto e foca em regularização em São José
As vistorias verificam conexões adequadas dos imóveis à rede de esgoto
A Casan intensifica as vistorias no sistema de esgoto em São José por meio do programa Trato pelo Araújo. Inicialmente focadas no bairro Kobrasol, as ações agora abrangem ruas como João Neves Correia, Airton Schaeffer, Zenir Kretzer Borges e Altino Sebastião Pereira. As verificações também estão em andamento nos bairros Campinas, Roçado e Bosque das Mansões, ampliando o alcance do programa para mais regiões da cidade.
O programa também inclui orientações para moradores de áreas sem acesso à rede coletora da CASAN, como Roçado e Bosque das Mansões. Nesses casos, são promovidas alternativas de tratamento individual, com foco em soluções sustentáveis para o manejo de esgoto. Desde o início, em abril de 2022, mais de 14 mil vistorias foram realizadas em 5.036 imóveis, com apenas 8% deles inicialmente regulares. Graças à assessoria técnica gratuita, mais de 55% das irregularidades foram corrigidas.
As vistorias, realizadas pela empresa JPR Ambiental, verificam conexões adequadas dos imóveis à rede de esgoto e identificam irregularidades, como ligações clandestinas. Equipes uniformizadas percorrem as áreas para garantir a legalidade das instalações. Moradores interessados podem agendar inspeções ou obter informações pelo telefone (48) 99203-6873.