Segurança
Mais de 1,2 toneladas de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos em Capivari de Baixo
A ação resultou na interdição de um estabelecimento comercial entre os sete fiscalizados
Publicado em
A ação resultou na interdição de um estabelecimento comercial entre os sete fiscalizados
Por
Maiquel Machado
Operação de fiscalização do Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal – POA, foi uma ação conjunta da Promotoria de Justiça da Comarca de Capivari de Baixo, do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, das Polícias Civil e Militar de Santa Catarina e da Vigilância Sanitária Municipal de Capivari de Baixo.
A ação foi realizada entre os dias 26 e 27 (terça e quarta-feira) e resultou na apreensão de 1250kg de alimentos impróprios para o consumo e um estabelecimento foi interditado.
Todos os estabelecimentos infratores foram autuados. Em um deles, que, além de diversas irregularidades graves, escondeu as carnes da fiscalização em um depósito abandonado, foi necessária a interdição total. Para ser reaberto, o estabelecimento precisará da completa adequação às normas sanitárias.
A partir de agora, com o relatório de todas as irregularidades identificadas, a Promotoria de Justiça de Capivari de Baixo irá atuar no sentido da responsabilização nas esferas cível e penal, conforme cada caso.
A iniciativa visa reforçar o controle sanitário na área de alimentos e de produtos de origem animal comercializados pelos estabelecimentos, para garantir as condições higiênico-sanitárias, a prevenção de danos e a proteção à saúde da população.