Finanças Pessoais
O que fazer com o 13° salário? Especialista dá dicas de como utilizá-lo
Primeira parcela do 13° salário pode ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 30 de dezembro
Milhões de trabalhadores brasileiros irão receber o 13° salário, benefício que pode ajudar nos gastos de fim de ano, se utilizado da maneira correta. Não saber o que fazer com o dinheiro ou utilizar de maneira equivocada pode prejudicar a saúde financeira do ano seguinte. A primeira parcela do salário deve ser paga até o dia 30 de novembro, já a segunda pode ser paga até 20 de dezembro.
“Ter uma visão completa do seu orçamento vai ajudar a tomar a melhor decisão. Consultar e comparar as taxas dos financiamentos com as possibilidades de ganhos em investimentos também deve ser considerado”, orienta o economista, Marcelo Pedroso.
O economista ainda sugere que, pessoas que ainda não possuem uma reserva de emergência, o ideal é que se invista o 13° salário em investimentos mais conservadores, com baixo risco e com liquidez. Exemplos: CDBs, Tesouro Selic e Fundos de Renda Fixa.
Segundo o especialista, para quem já tem uma carteira de investimentos o ideal é considerar a distribuição dos investimentos considerando o mercado, perfil de carteira e projetos dos clientes.
“Por fim, sugiro nesse momento rever toda a reserva acumulada no ano e avaliar o quanto falta para chegar na meta que foi estabelecida no início do ano. Se você ainda não tem reserva, sugiro investir o maior percentual possível para que você comece o próximo ano já com uma reserva financeira”, concluiu.