Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Golpistas cobram por exames em Hospital Público da capital

Florianópolis
WhatsApp Image 2024 11 29 At 06.37.18

Florianópolis

Golpistas cobram por exames em Hospital Público da capital

Golpistas se passam por médicos; Hospital Florianópolis atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e recebeu denúncias da fraude

Golpistas estão se passando por médicos do Hospital Florianópolis, em Florianópolis, e tentando enganar pacientes e seus familiares, cobrando por exames e procedimentos que são, na realidade, gratuitos. O Hospital Florianópolis, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já recebeu denúncias sobre a fraude, e a Secretaria de Saúde de Santa Catarina está apurando o caso.

De acordo com relatos de familiares, os golpistas afirmam que o hospital não realiza certos exames ou procedimentos e que, devido à alta demanda e à gravidade do caso, é necessário pagar por esses serviços. Em alguns casos, os criminosos garantem que o valor será reembolsado em até 48 horas.

Golpe desencadeia alerta no Hospital Florianópolis

Karin Leopoldo, diretora do Hospital Florianópolis, explicou que a instituição recebeu uma queixa formal de um paciente que foi vítima da tentativa de golpe. Outros contatos questionando a veracidade das cobranças também foram feitos ao hospital. “Infelizmente, golpistas estão se passando por médicos e tentando enganar as famílias. Nosso maior receio é que algumas pessoas estejam caindo no golpe e repassando grandes quantias de dinheiro. Ainda não sabemos como esses criminosos estão obtendo os contatos dos pacientes.”, alertou Karin.

Denúncias devem ser feitas à Polícia Civil

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) confirmou que está investigando as tentativas de golpe no Hospital Florianópolis e que situações semelhantes já ocorreram em outros hospitais, como o Hospital Celso Ramos. A SES reforça que os hospitais públicos não cobram por consultas, exames, procedimentos ou cirurgias e orienta que qualquer tentativa de fraude seja denunciada à Polícia Civil. A denúncia pode ser feita pelo telefone 181 ou através de boletim de ocorrência online.

Recomendações de segurança para pacientes e damiliares

O Instituto Maria Schmitt orienta que, caso alguém receba um contato suspeito de um suposto médico solicitando informações pessoais ou pagamento, não forneça nenhum dado e, se possível, ignore a comunicação. A organização social reforça a importância de notificar as autoridades competentes sobre qualquer tentativa de golpe.

Continue lendo
Topo