Archimedes Naspolini
Major Acácio e Vitor Konder na emancipação de Cresciuma
Quando a sugestão de criação da Comarca de Urussanga ganhou um adendo
Faltam 342 dias para o Centenário de emancipação de Criciúma.
Será que o Bairro Sangão já está pensando na sua participação nos festejos alusivos à passagem do Centenário? E a logomarca que nos identificará com o Centenário, será que está sendo pensada?
Enquanto aguardamos a resposta, vamos em frente.
Vimos, ontem, que o secretário do Tesouro catarinense, Dr. Vitor Konder, teria encontrado uma solução plausível para ser votada pelos deputados de 1925.
Marcos Rovaris e os demais membros da Comissão estavam de pé, ansiosos para ouvirem qual teria sido a solução encontrada pelo secretário Konder. E este, mostrando o papel, disse-lhes: aqui está manuscrito o projeto de lei que cria a comarca de Urussanga. Vou redigir um artigo a mais, que será o primeiro do projeto, criando o município de Cresciuma. Os demais artigos continuam se ocupando da comarca de Urussanga.
Um olhou para o outro, entreolharam-se todos, entre si, Gabriel Benedet jogou o corpo sobre um sofá, José Gaidzinski não escondeu o choro e a reação de Marcos Rovaris foi abraçar Vitor Konder juntamente com Acácio Moreira.
João Bortoluzzi era sorriso de orelha a orelha, João Zanette soltou o chapéu ao chão e levantou os braços num aceno acompanhado de um grito: Viva Cresciuma!
E foi assim, no outubro de 1925, que a nossa emancipação foi desenhada numa caligrafia impar do escrevente da secretaria da Receita estadual, a mando do secretário Vitor Konder.
Major Acácio Moreira e Dr. Vitor Konder, entravam na nossa história. Na fantástica história da emancipação de Cresciuma, ponto de partida para a construção da monumental cidade de Criciúma.
E eu voltarei segunda-feira!
Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!