Futebol
Oito anos da tragédia do voo da Chapecoense: o que aconteceu?
Missa Intencional será realizada na Catedral Santo Antônio em homenagem
Por
Luiza Salvador
Há oito anos, em 29 de novembro de 2016, o avião que transportava a Chapecoense para a disputa do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, caiu nas proximidades de Medellín, na Colômbia. Entre jogadores, comissão técnica, dirigentes, jornalistas e a tripulação 71 pessoas morrem. Apenas seis sobreviveram.
O acidente ocorreu quando a equipe vivia o auge de sua história. Pela primeira vez, o time havia conquistado uma classificação para disputar a final de uma competição continental, feito inédito entre os clubes catarinenses no futebol masculino.
A viagem que começou na tarde do dia 28 de novembro, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, terminou de forma precoce a poucos minutos da aterrisagem, prevista para às 22 horas, horário local. Enquanto esperava autorização para aterrissar no Aeroporto José Maria Córdova, em Medillín, o avião se chocou com uma montanha entre as cidades de La Ceja e La Unión.
As investigações sobre as causas do acidente concluíram, em 2018, que o avião não sofreu nenhum problema técnico. A queda se deu pela falta de combustível, como consequência da ausência de gestão de risco apropriada por parte da companhia aérea LaMia.
Recordação
No local onde o acidente aconteceu foi construído um memorial, na qual homenagens são prestadas anualmente. Em agosto deste ano, a delegação da seleção brasileira feminina sub-20, que estava na Colômbia para disputar o Mundial da categoria, visitou o local e participou de uma solenidade cívica, além de comparecerem à capela ecumênica onde há fotos de todas as vítimas.
Programação das homenagens
A Arena Condá estará aberta nesta sexta, das 9h até as 21h, para que os torcedores possam prestar homenagens. À noite, um dos refletores da arena permanecerá ligado, por 90 minutos, iluminando o estádio vazio como um gesto de reflexão. Às 18h45, será realizada uma Missa Intencional, na Catedral Santo Antônio.