Economia
Procon de São José fiscaliza aumentos abusivos na Black Friday
Por exemplo, um forno elétrico teve uma elevação de 47,89%
Em novembro, a Prefeitura de São José, por meio do Procon, realizou uma fiscalização para monitorar os preços durante a Black Friday. A inspeção incluiu oito grandes lojas da região e revelou aumentos significativos em alguns itens do setor de eletrodomésticos. Por exemplo, um forno elétrico teve uma elevação de 47,89%, e um cooktop subiu 43,34% entre as datas analisadas.
A pesquisa foi realizada em quatro datas específicas: 08, 15, 22 e 28 de novembro. A diretora do Procon, Clarice Fátima da Costa, destacou que os dados mostram a necessidade de monitorar de perto as flutuações de preços, especialmente em períodos de promoções como a Black Friday, quando há risco de aumentos disfarçados como descontos, prejudicando os consumidores.
O Procon continuará acompanhando essas práticas e orientando os consumidores a ficarem atentos às variações de preços e a compararem valores antes de realizar as compras, a fim de evitar cair em promoções falsas ou aumentos injustificados. O órgão está localizado na Avenida Acioni Souza Filho, 2114, Beira Mar de São José, ao lado do Centro Multiuso.