Cotidiano
SC intensifica medidas de prevenção contra a Influenza Aviária
Ação acontece no início da temporada de migração das aves para a América do Sul, que ocorre entre novembro e abril
Com o início da temporada de migração das aves para a América do Sul, que ocorre entre novembro e abril, as autoridades de Santa Catarina intensificaram as ações de prevenção à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), também conhecida como gripe aviária. Durante este período, medidas de biosseguridade são reforçadas, e a vigilância é intensificada para prevenir a entrada e disseminação do vírus.
Santa Catarina, que é um dos maiores produtores de carne de aves do Brasil, mantém-se livre da doença, sem registros nos aviários comerciais. O estado é o segundo maior produtor e exportador de carne de frango do país, respondendo por 12,7% da produção nacional.
A gripe aviária, causada por subtipos de vírus altamente patogênicos, representa um risco elevado para aves domésticas e silvestres, com altas taxas de mortalidade. Além disso, a doença é de notificação obrigatória para órgãos nacionais e internacionais de controle de saúde animal.
Santa Catarina não registra casos de IAAP desde o ano passado, quando uma ave silvestre foi diagnosticada com o vírus. A resposta rápida e eficaz da Cidasc tem sido crucial para evitar a propagação da doença.