Criciúma
Nova central semafórica é inaugurada em Criciúma
A tão sonhada onda verde está prestes a ser implementada
O Governo de Criciúma, através da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) e Defesa Civil realizaram a inauguração da nova Central Semafórica, nesta quinta-feira (5), na sede da Defesa Civil. São oito quilômetros que ligam a grande Próspera ao bairro Pinheirinho. Em horários de pico, trafegar por esse trecho não é tarefa fácil, mas a partir de agora o trânsito na Avenida Centenário tem um reforço tecnológico. A nova central semafórica é um marco para a mobilidade urbana da cidade.
A nova central chega para substituir o sistema analógico, com modelo totalmente digital com 53 controladores semafóricos automatizados instalados em toda a cidade. A central permite a ampliação da chamada onda verde, sincronizando semáforos para melhorar a fluidez no trânsito.
Gustavo Medeiros, coordenador da DTT, conta que o cidadão que passa o ponto do semáforo da Avenida Centenário vai notar que toda parte do semáforo vai ser monitorado em tempo real. “Os técnicos recebem em tempo real tudo o que acontece com os semáforos da cidade. São 53 semáforos espalhados pela cidade, 17 deles na Avenida Centenário. E também, claro, o mais importante de tudo é a sincronização dos semáforos que permite fazer a nossa tão sonhada onda verde”, ressalta Medeiros.
Os técnicos acompanham o controle de operação na sede da Defesa Civil e poderão identificar e ajustar rapidamente os problemas ocorridos nos equipamentos e poderão fazer ajustes remotamente. Além disso, o sistema utilizará a plataforma Google Maps para auxiliar na tomada de decisões. Assim, segundo o levantamento feito pela empresa especializada em controle de trânsito contratada pelo município, os horários de pico entre 17h30 e 18h30, a sincronização dos semáforos e a onda verde podem reduzir em até 25% o tempo médio para percorrer o trajeto da venda centenário na hora de pico.
Outra grande novidade é a manutenção. As falhas nos semáforos, como queda de energia, enviará alertas para os técnicos imediatamente, com investimento de quase R$ 2 milhões financiados pelo Fonplata, foram adquiridos 80 reguladores de última geração, sendo que 53 já estão em operação. A nova Central Semafórica é mais um passo rumo a uma Criciúma mais moderna, inovadora e eficiente.
O prefeito eleito, Vaguinho Espíndola agradeceu a equipe técnica da DTT, a engenheira Carol e toda equipe envolvida. “Eu tenho certeza que demorou mais tempo para realizar os estudos de viabilidade, mapeamento das áreas do que para instalar os equipamentos. É um trabalho demorado, que exige muito empenho e dedicação. Por isso meus parabéns aos envolvidos nesse trabalho”, diz Espíndola.
O prefeito Clésio Salvaro lembrou que o trajeto de 17 minutos da Próspera até o Pinheirinho, será reduzido para 12 minutos de trajeto. “São 25% de redução de tempo. E quero agradecer também a presença da imprensa que ajudará a divulgar isso aos motoristas”, pontua Salvaro.