Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto estão em andamento em Tubarão

Cotidiano
Portal SCTODODIA 2 7
Foto: Matheus Machado

Cotidiano

Obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto estão em andamento em Tubarão

A previsão é que a operação inicie em maio de 2025 e dobre a sua capacidade de volume

Com a emissão da Licença Ambiental liberada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) em setembro, as obras que visam dobrar a capacidade de coleta e tratamento de esgoto do município de Tubarão já estão em andamento.

A ampliação da 2ª etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) permitirá que o sistema de esgoto atenda até 73% da população urbana tubaronense, com previsão de início das operações em maio de 2025

Atualmente, 48% da população urbana é atendida pela coleta e tratamento de esgoto. A concessionária responsável pelos serviços, Tubarão Saneamento, trabalha para cumprir o compromisso estabelecido no contrato de concessão, que visa atender próximo a 90% da população do perímetro urbano até 2033.

Assim como a 1ª etapa, a nova fase incorporará tecnologias avançadas para melhorar a qualidade do serviço. O Biorreator Combinado (BRC), desenvolvido pelo Grupo Tigre de Água e Efluentes, representa uma inovação no mercado de saneamento, proporcionando um tratamento mais eficiente.

“As tecnologias de ambas as etapas são eficazes, mas essa nova contará com o biorreator combinado e um decantador, o que potencializará a qualidade do efluente tratado”, destaca Leonardo Schmitz de Figueiredo, Coordenador de Investimentos.

O investimento de R$19 milhões possibilitará uma capacidade de tratamento de 150 litros por segundo de vazão média, trazendo benefícios significativos para a população, como também o desenvolvimento e preservação de Tubarão. “Estamos diante de mais um marco para Tubarão.

Com essa ampliação, vamos evitar o despejo de mais 13 milhões de litros de esgoto de bruto por dia, em nossos rios. Isso é importante não apenas para o desenvolvimento da cidade, mas também para a preservação de nosso meio ambiente e balneabilidade de nossas praias da região”, ressalta Paulo Eduardo Canalles, diretor da Tubarão Saneamento.

Com essa nova capacidade, a concessionária prevê que os moradores dos bairros Campestre, Fábio Silva, Monte Castelo, Oficinas, Praia Redonda e Santa Luzia sejam contemplados posteriormente.

Evolução do saneamento básico

A evolução do saneamento no município de Tubarão é contínua. Em um cenário nacional onde 49 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a uma estrutura adequada de saneamento básico, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, a cidade de Tubarão se destaca positivamente.

Sancionada em 2020, a Lei Federal do Marco Legal do Saneamento Básico estabelece diretrizes para aprimorar a eficiência e ampliar o acesso aos serviços de saneamento no país. Um levantamento realizado pelo Comitê Tubarão e Complexo Lagunar revelou que, dos 22 municípios da região da Amurel, apenas 8 possuem sistemas de saneamento ou estão em processo de implementação. Regionalmente, Tubarão se destaca com uma cobertura que já beneficia mais de 54 mil pessoas, de acordo com a população projetada no contrato de concessão.

Com um compromisso ambiental e foco na expansão da cobertura de coleta e tratamento, a Tubarão Saneamento, empresa responsável pelos serviços, tem demonstrado avanços significativos nos últimos seis anos.

Com um investimento superior a R$ 160 milhões do inicio da concessão até o 1º semestre de 2024, o município passou de zero para 48% de cobertura no tratamento de esgoto. Foram implementadas uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sete Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e mais de 135 quilômetros de rede, beneficiando sete bairros.

Apesar do progresso, ainda há um longo caminho a percorrer. “São bons números, mas ainda não é suficiente. Com essa nova etapa da ETE, conseguiremos expandir e levar a cobertura a ainda mais tubaronenses .Nosso compromisso é sério e temos uma equipe empenhada em fazer o seu melhor”, afirma Paulo Eduardo Canalles, diretor da Tubarão Saneamento.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo