Segurança
Operação “Patrón” desmantela rede de tráfico na Grande Florianópolis
A operação teve ações simultâneas em Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Delegacia de Repressão às Drogas (DRD/DEIC), realizou na manhã desta terça-feira (10), a operação “Patrón”, com ações simultâneas em Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. A investigação começou em agosto, quando, na primeira fase, foram presos oito traficantes responsáveis pela logística de transporte de drogas entre Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na ocasião, 400 quilos de entorpecentes, como maconha, cocaína, MDMA e “dry”, foram apreendidos.
Nesta segunda fase, a operação mirou membros de maior hierarquia da organização criminosa, incluindo o líder financeiro, conhecido como “patrón”, que financiava e coordenava o tráfico. Também foram identificadas empresas usadas para mascarar transações financeiras do grupo. Durante a ação, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e treze de busca e apreensão, além de realizadas duas prisões em flagrante. Foram apreendidas três armas de fogo, maconha, um veículo e outros itens relevantes para a investigação.
A operação contou com o apoio de unidades especializadas da DEIC, do Núcleo de Operações com Cães (NOC) e dos Departamentos de Investigação Criminal (DIC) da Capital, São José e Palhoça. Sob a coordenação do delegado Arthur Lopes, titular da DRD, a ação reforça os esforços para desmantelar organizações criminosas no estado e combater o tráfico de drogas.