Cotidiano
Papa Francisco escolhe cardeal catarinense
Dom Jaime Spengler é o atual presidente da CNBB e está entre os 21 novos cardeais nomeados pelo Papa Francisco Vaticano
Publicado em
Dom Jaime Spengler é o atual presidente da CNBB e está entre os 21 novos cardeais nomeados pelo Papa Francisco Vaticano
Por
Joca Baggio
O arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Jaime Spengler, de 64 anos, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco na basílica do Vaticano. Ele é natural de Gaspar. Os cardeais são os colaboradores mais próximos ao papa na hierarquia católica e os responsáveis pela eleição de um novo papa. Com a escolha, o Brasil passa a ter oito cardeais no Vaticano.
O cardeal Dom Jaime nasceu em Gaspar, no Vale do Itajaí, em 1960. A trajetória religiosa começou na Ordem dos Frades Menores, em 1982. Ele cursou filosofia e teologia no Brasil e em Jerusalém, em Israel. Foi ordenado padre em Gaspar, em 1990 e, em 2010, Dom Jaime foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, sendo ordenado bispo em 2011. Em 2013, Dom Jaime assumiu a arquidiocese de Porto Alegre, em 2019 o arcebispo foi eleito 1º vice-presidente da CNBB, com mandato até 2023, quando foi eleito presidente da entidade até 2027.
Ainda no ano passado, o arcebispo também foi eleito presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam). A nomeação para o cardinalato foi anunciada em outubro deste ano pelo papa Francisco.