Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Câmara de Florianópolis aprova aumento de verba de gabinete

Política
WhatsApp Image 2024 12 12 At 06.54.44

Política

Câmara de Florianópolis aprova aumento de verba de gabinete

Medida que mais gerou debate foi a gratificação de 50% sobre os salários para o presidente da Câmara e de 30% para os demais membros

A Câmara de Vereadores de Florianópolis viveu uma tarde quente nesta quarta-feira (11), marcada pela retirada de uma proposta polêmica e a aprovação de um novo aumento de verba. A medida que mais gerou debate foi o Projeto de Lei Complementar (PLC) 1971/2024, que previa a criação de uma gratificação de 50% sobre os salários para o presidente da Câmara e de 30% para os demais membros da mesa diretora. A proposta foi retirada da pauta após polêmicas e forte pressão da opinião pública.

Gratificação pode ser votada ainda em 2024

Embora o PLC tenha sido retirado da pauta nesta quarta-feira, ele ainda pode ser votado em 2024, caso haja articulação da presidência da Casa. A votação dependerá da movimentação política nos próximos dias, já que a Câmara tem sessões previstas até a próxima semana. Na segunda-feira (15), os vereadores terão que apreciar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que ocupa o espaço mais importante na pauta da Câmara, o que significa que, caso o PLC volte a ser discutido, provavelmente será em outro momento.

Aumento da verba de gabinete é aprovado

Em meio à retirada do PLC, outro projeto gerou grande repercussão na Câmara: o Projeto de Resolução 2884/2024, que aumenta a verba de gabinete para contratação de comissionados. Com a aprovação, o teto da verba passa de R$ 38 mil para R$ 45 mil. O projeto foi aprovado por 18 votos favoráveis e 2 contrários, de João Luiz da Bega (Republicanos) e Cíntia Mendonça (PSOL). Três vereadores estavam ausentes: Maryanne Mattos (PL), Afrânio Boppré (PSOL) e Dalmo Menezes (União Brasil).

A Câmara de Florianópolis justificou, por meio de uma nota, que o aumento da verba de gabinete visa atender a uma “demanda legítima de valorização dos profissionais que desempenham um trabalho fundamental para o pleno funcionamento do Legislativo”.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo