Economia
Itajaí foi a quarta cidade que mais abriu empresas em SC
De janeiro a novembro de 2024 foram formalizados 12.350 novos Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs); o levantamento é da Jucesc
Itajaí foi a quarta cidade que mais abriu empresas em Santa Catarina durante 2024. Neste ano, foram formalizados 12.350 novos Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs) de janeiro a novembro. O levantamento foi feito pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) e divulgado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço.
No ranking das cinco cidades catarinenses que mais abriram empresas, Itajaí fica à frente de São José (10.832). Completam o pódio em primeiro, segundo e terceiro lugar os municípios de Florianópolis (25.788), Joinville (21.930) e Blumenau (12.724), respectivamente.
Selo de Ouro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Como resultado da eficiência dos processos prestados pelo serviço, o Espaço do Empreendedor, da Secretaria Municipal da Fazenda, recebeu o Prêmio Selo de Referência em Atendimento Ouro do Sebrae. A metodologia premia a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e parceiros da rede de atendimento aos empreendedores locais.
A iniciativa é baseada em sete pilares de avaliação que se desdobram em diversos parâmetros específicos. O processo foi realizado ao longo do ano, já a entrega do prêmio Selo Ouro ocorreu no na última semana. Agora, o Município de Itajaí concorre ao Selo Diamante, que corresponde à etapa nacional da premiação.
O Espaço do Empreendedor é um serviço que pertence à Secretaria Municipal da Fazenda. De forma presencial, a área atende microempreendedores individuais de Itajaí. Já de forma on-line, através do sistema Aprova Digital, o serviço atende a empresas de pequeno, médio e grande porte. O local realiza ainda ações como emissão de guias, entrada de alvará e abertura de MEI.
Abertura de novas empresas no estado
Ao todo, Santa Catarina registrou a abertura de 236.216 novas empresas entre os meses de janeiro e novembro deste ano. O número representa um aumento de 11,4% em relação a 2023 e recorde na série histórica apurada pela Jucesc. Do total de novos CNPJs formalizados, 175.181 são de Microempreendedores Individuais (MEIs).
O setor econômico que mais se destacou na abertura de empresas em Santa Catarina durante o ano de 2024 foi a área de comércio e reparação de veículos, com 44.259 novos CNPJs. Na sequência aparecem os setores de transporte (29.784), indústrias de transformação (23.480), atividades administrativas e serviços complementares (23.222) e construção (21.523).