Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Programa do banco de alimentos de Tubarão recebe 12 toneladas em doações entre 2023 e 2024

Cotidiano
Portal SCTODODIA 6 11
Foto: Reprodução

Cotidiano

Programa do banco de alimentos de Tubarão recebe 12 toneladas em doações entre 2023 e 2024

Hortifrutigranjeiros equivalem a R$ 70 mil em doações

TUBARAO

As doações de alimentos realizadas pelos agricultores e boxistas do Ceasa de Tubarão para o Programa Banco de Alimentos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), totalizou em 2023 e 2024, 12 mil quilos de hortifrutigranjeiros que, em valores comerciais, equivalem à aproximadamente R$ 70 mil. Os alimentos foram destinados às instituições João 3:16, Apae, Combemtu, Fundação Educacional Joanna de Angelis, Abrigo dos Velhinhos e Abba Comunidade Terapêutica.

O Programa Banco de Alimentos, iniciado em 2023, tem como objetivo garantir a segurança alimentar às pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela SMDS, através de doações de supermercados e produtores rurais.

De acordo com a secretária Kelly Botega Fortunato, a parceria com o Ceasa auxilia no fortalecimento das comunidades, promovendo um impacto positivo em larga escala. “Essas ações mostram o compromisso da Ceasa não apenas com a gestão eficiente da produção e distribuição de alimentos, mas também com a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, ressalta.

A parceria com o Ceasa de Tubarão trouxe diversas vantagens, dentre elas:

– Combate ao desperdício de alimentos

Grande parte dos alimentos doados são excedentes de produção ou produtos que não atendem aos padrões comerciais, mas ainda estão em boas condições para o consumo. O que evita que toneladas de alimentos sejam descartadas inutilmente.

– Assistência às populações em vulnerabilidade social

A redistribuição garante que pessoas em situação de insegurança alimentar tenham acesso a alimentos nutritivos. No caso de Tubarão, a doação beneficia diretamente instituições que atendem a essas populações, contribuindo para melhoria da qualidade de vida.

– Contribuição para a sustentabilidade ambiental

A redistribuição reduz o impacto ambiental do descarte inadequado de alimentos, como a emissão de gases de efeito estufa provenientes de resíduos orgânicos em aterros sanitários.

– Iniciativa econômica

Esse tipo de programa ajuda a fortalecer a economia local, uma vez que otimiza o uso dos recursos disponíveis, evitando perdas.

– Educação nutricional

A entrega de alimentos frescos e nutritivos pode incentivar hábitos alimentares saudáveis em populações vulneráveis.

Com informações de PMT.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo