Segurança
Operação Sicalis apreende 106 Canários-da-terra em criadouro ilegal
A ação teve como objetivo fiscalizar criadouros ilegais de Canários-da-terra
Na madrugada desta quinta-feira (19), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA), realizou a operação Sicalis em Lages. A ação teve como objetivo fiscalizar criadouros ilegais de Canários-da-terra, espécie nativa frequentemente alvo de capturas irregulares.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, resultando na recuperação de 106 Canários-da-terra e na apreensão de materiais usados no manejo ilegal, como gaiolas, apitos, rações específicas, caixas de transporte e medicamentos. Também foi identificado um espaço destinado à confecção de gaiolas, com ferramentas e anotações relacionadas à atividade clandestina. Nenhuma das aves apreendidas possuía identificação oficial ou registro nos órgãos competentes.
O responsável foi identificado e os materiais foram apreendidos administrativamente. Um boletim de ocorrência na modalidade Termo Circunstanciado foi registrado, e a operação reforça o compromisso da polícia em combater crimes contra a fauna nativa.