Denis Luciano
Com Dudi e Geovana no secretariado, vai ter novidade na Câmara
Toninho da Imbralit e o quinto suplente Daniel Bonifácio vão completar bancada do PSD
Com a confirmação da vereadora eleita Dudi Sônego como secretária de Assistência Social a partir do dia 1º, o prefeito eleito Vaguinho Espíndola proporciona um mexe dos grandes na futura bancada do PSD na Câmara em Criciúma.
Acontece que a vereadora reeleita Geovana Benedet Zanette já estava indicada para secretária de Educação. Com Geovana e Dudi no Executivo, abrem-se duas vagas entre as quatro cadeiras titulares do partido do prefeito no Legislativo.
Toninho da Imbralit, o primeiro suplente, será diplomado na Câmara e será o líder do governo Vaguinho. E aí vem a novidade. O segundo suplente é Sargento Edno, indicado para superintendente de Trânsito. O terceiro suplente, Juceli Alano, foi eleito diretor administrativo da Afasc. Não pode compatibilizar com a Câmara. Logo, ficará na Afasc, onde assume em janeiro.
A quarta suplente é a professora Robinalva Ferreira, que assumirá a presidência da Fundação Municipal de Esportes (FME). Daí vem o quinto suplente: Daniel Formentin Bonifácio, que assumirá a cadeira de Dudi Sônego. Ele fez 892 votos na última eleição, e vai ser convocado para completar a bancada do PSD.
Em 2020 ele também ficou na quinta suplência, na ocasião com 449 votos, mas com o PSD tendo feito dois vereadores. Daniel chegou a assumir por um período na atual legislatura.
Anequésselem na expectativa
Com todo esse movimento, Anequésselem Fortunato, sexta suplente do PSD com 865 votos na última eleição, fica na expectativa, já que na prática torna-se, momentaneamente, a primeira suplente depois de todas as indicações acima referidas.
Na segunda-feira, o prefeito Vaguinho deverá anunciar quem vai dirigir o Comitê de Meio Ambiente e Saneamento Básico, que absorverá funções da Diretoria de Meio Ambiente e também do Funsab, órgãos que foram dirigidos por Anequésselem no governo Clésio Salvaro.
Mulheres na prefeitura e Câmara
Além de Dudi no Social, Geovana na Educação e Robinalva na FME, Vaguinho montou um governo com outras mulheres: Marluci Freitas (Fazenda) e Cris Fretta (Fundação Cultural).
Na Câmara, com as idas de Dudi, Geovana e Robinalva para o governo, a bancada feminina ficará com Gorete Boaroli (PSDB) e Giovana Mondardo (PCdoB).