Criciúma
Hospital Regional de Araranguá é referência em eficiência no SUS
HRA atinge 100% de eficiência e 109% de produção, liderando índices de saúde pública em SC, com ampliação de serviços e reformas
Com serviço 100% SUS, o Hospital Regional de Araranguá – Deputado Affonso Guizzo (HRA) atingiu o escore de 100% de eficiência, liderando entre os hospitais avaliados em Santa Catarina conforme mostra de um estudo apresentado recentemente pela Secretaria Estadual da Saúde. Na avaliação, qual é utilizada o conceito de super-eficiência na metodologia da Análise Envoltória de Dados (DEA), revelou também que o HRA foi além das expectativas em relação a produção total estipulada no contrato com o Governo do Estado, apresentando um score de 109%. Ou seja, ultrapassou todas as metas.
Há 6 anos à frente do Hospital Regional de Araranguá – Deputado Affonso Guizzo (HRA), o Instituto Maria Schmitt- IMAS garantiu novos serviços, ampliando e reformando a parte estrutural, realizando tantas outras benfeitorias inéditas na história da unidade para atender com mais segurança e qualidade toda a população.
Segundo o Superintendente do IMAS, Dr. Robson Schmitt, o modelo de gestão do Instituto Maria Schmitt vem contribuindo para o avanço da saúde pública não só na macrorregião sul, mas em Santa Catarina, destacando conquistas históricas e muitos avanços para o hospital. “Em 6 anos reformamos duas alas que contemplam 70 leitos, incluindo pisos, pinturas, banheiros, móveis, mesas de refeição, setores de apoio, camas hospitalares, adquirimos equipamentos como raio X móvel, 33 camas hospitalares, e ampliamos os serviços de 27 especialidades para 48 entre consultas e exames, aumentamos mais 10 leitos de UTI adulto geral, 13 leitos de UTI Neonatal, leitos também de enfermaria na maternidade e pediatria. Recentemente, concluímos a climatização de 154 leitos e hoje estamos a pleno vapor com a reforma no Pronto Socorro. E não vamos parar por aí”, declara Dr. Robson Schmitt.
De acordo com Kristian Souza, diretor geral do Hospital Regional de Araranguá, atualmente realiza por mês uma média de 14 mil atendimentos entre emergência, saídas hospitalares, consultas e exames, além de 170 partos e 400 cirurgias de urgências e eletivas. “Além da liderança nos índices da SES, o HRA também atingiu 96% de índice de satisfação dos usuários na unidade hospitalar. Números que reafirmam o papel protagonista da unidade hospitalar no Estado”, frisou o Diretor.
Além do HRA, o IMAS administra outras unidades hospitalares no Estado, e junto ao governo estadual vem contribuindo para zerar a fila de cirurgias pelo SUS em Santa Catarina. Entre 1º de janeiro a 15 de dezembro, foram 109.741 cirurgias realizadas nesta parceria. “Queremos transformar a vida das pessoas através da saúde pública humanizada, de qualidade e eficiente, marca registrada do Instituto Maria Schmitt”, finalizou o superintendente.