Bem-estar
Entrada, prato principal e sobremesa: o que fazer na ceia e almoço de Natal?
Coordenador do curso de Gastronomia do Senac dá dicas do que preparar para a data
Muitas famílias possuem o hábito de se reunir na noite do dia 24 de dezembro, ou ao longo do dia 25, para celebrar o Natal em volta de uma boa refeição. Preparar comida para a data, no entanto, pode ser um desafio ingrato se não for pensado da maneira certa. Pensando nisso, ouvimos o coordenador do curso de Gastronomia do Senac, Rafael Mastella, que separou algumas dicas do que fazer para a ceia e almoço de Natal.
Entrada
A tábua de frios é uma boa opção de entrada em uma ceia ou almoço de Natal, segundo Rafael. A escolha de queijos, frutas e embutidos fica a critério de quem está preparando.
“Podemos usar queijos variados, embutidos, com frutas secas. Colocar um queijo brie, derramar mel por cima, usar algumas frutas como figo e morango. Também pode adicionar uma geleia de pimenta para acompanhar essa tábua de frios”, comentou.
O salpicão também é uma das dicas de Rafael para a entrada. De acordo com o coordenador de Gastronomia do Senac, dá para trabalhar com várias receitas diferentes para agradar os paladares.
“A gente usa frango, cenoura, milho, ervilha, maçã, uva passa. Trabalhe com o que agradar mais os paladares, não precisa seguir uma receita específica”, pontuou.
Prato principal
Para fugir um pouco do tradicional chester e peru de Natal, a dica de Rafael para o prato principal é: pernil suíno assado com abacaxi. O segredo, segundo ele, está na preparação, marinação e temperos.
“Tempera bem o pernil e deixa marinando de um dia para o outro. Posso usar temperos como sal, alho, alecrim e suco de laranja para trazer acidez e deixar a carne mais macia. A gente vai assar, dourar e finalizar com fatias de abacaxi. Pode grelhar as fatias para dar uma douradinha e deixar mais saborosa”, explicou.
É possível servir o pernil com um tradicional arroz à grega, com passas e legumes picados. Ou, também, um arroz com amêndoas – laminadas, douradas na manteiga e misturadas. O coordenador do curso de Gastronomia também recomenda uma farofa, que pode ser tradicional, com bacon, cebolinha e até mesmo uva passas.
“Outra opção, para não errar no prato principal, é uma lasanha de frango. Vai requeijão, uma camada generosa de queijo por cima e daí é só levar ao fogo para gratinar”, pontuou.
Sobremesa
E pra finalizar as refeições de Natal, existem algumas opções de sobremesa. O pavê, segundo Rafael, é um dos mais tradicionais. “Aquela receita que vai biscoitinho champagne, com um creme de chocolate feito com leite condensado, creme de leite e chocolate de preferência, e finalizado com chantilly ou nata batida”, explicou.
Algo não tão comum para uma sobremesa de Natal, mas que ainda é uma boa opção, segundo Rafael, é uma salada de frutas. “Serve com as frutas que agradam o paladar dos envolvidos, com um creme de leite por cima, em uma mistura de leite condensado”, disse.