Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Líder de organização criminosa gaúcha é preso em Santa Catarina

Segurança
09103648 522757 GD

Segurança

Líder de organização criminosa gaúcha é preso em Santa Catarina

O foragido ordenou ao menos sete homicídios na Região Metropolitana e em Porto Alegre

Criminoso entre os mais procurados da região metropolitana da Capital gaúcha foi preso nessa quarta-feira, 08, em Itapema. A ação policial foi coordenada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em ação integrada realizada por policiais da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Gravataí e da 3ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre.

O homem preso atuava na liderança de organização criminosa envolvida em homicídios em Porto Alegre e Região Metropolitana. Segundo os delegados Edimar Machado e Thiago Zaidan, o homem é apontado como uma das principais lideranças de organização criminosa atuante em Porto Alegre e na Região Metropolitana, o preso era responsável por ordenar execuções de integrantes de organizações criminais rivais e por gerenciar o tráfico de drogas em vasta área da Zzona Norte da Capital gaúcha, bem como em regiões da Grande Porto Alegre.

O criminoso possui uma extensa ficha criminal, destacando-se múltiplos indiciamentos por homicídio qualificado (13 vezes), tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo majorado e constituição de organização criminosa. Ele já foi condenado a 49 anos e 20 dias de reclusão, mas estava foragido desde o final de 2024, quando recebeu o benefício para realização de procedimento médico e não retornou ao sistema prisional.

Após sua fuga, investigações apontam que o foragido ordenou ao menos sete homicídios na Região Metropolitana e em Porto Alegre. Entre eles, destaca-se seu papel como mentor intelectual dos ataques ocorridos na região conhecida como Morro do Coco, em Gravataí, onde enviou armas e “mão-de-obra” para a execução de rivais vinculados a uma organização criminosa oposta.

Ele ainda é investigado como mandante de um triplo homicídio ocorrido recentemente na saída de uma boate em Alvorada, em 31 de outubro de 2024. Devido à sua alta periculosidade e à reincidência em crimes contra a vida, tanto na execução quanto no planejamento, o preso já havia sido transferido para uma penitenciária federal no passado. Contudo, ao retornar ao Estado do Rio Grande do Sul, cumpria pena na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) até a sua fuga.

O indivíduo pertence à organização criminosa responsável pela morte de um apenado, ocorrida no final de 2024, dentro da Penitenciária Estadual de Canoas (PECAN), além de outros homicídios.

Após a realização das formalidades legais, o preso foi novamente encaminhado ao sistema prisional gaúcho, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo