Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Agora acesso à Ilha do Campeche é controlado; ingresso deve ser solicitado previamente

Florianópolis
Image 43 1

Florianópolis

Agora acesso à Ilha do Campeche é controlado; ingresso deve ser solicitado previamente

Medida tem como objetivo preservar a ilha, que é um dos destinos turísticos mais procurados de Santa Catarina

FLORIANOPOLIS

A partir de sábado (11), o acesso à Ilha do Campeche, um dos mais importantes patrimônios arqueológicos de Florianópolis, passou a ser controlado. Agora, todos os visitantes precisam apresentar um ingresso individual, que deve ser solicitado antecipadamente. A medida tem como objetivo preservar a ilha, que é um dos destinos turísticos mais procurados de Santa Catarina, e garantir a sustentabilidade ambiental da região.

A Ilha do Campeche é conhecida por suas areias brancas e águas cristalinas em tons turquesa, o que lhe conferiu o apelido de “Caribe catarinense”. Além de sua beleza natural, a ilha guarda um valioso legado histórico, com inscrições rupestres que datam de milhares de anos. Localizada em frente à Praia do Campeche, a ilha possui cerca de 1,6 km de comprimento e 500 metros de largura. Em razão da sua relevância arqueológica, o acesso ao local passou a ser regulamentado por uma determinação judicial que limita a visitação a 800 pessoas por dia.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2000, a Ilha do Campeche é reconhecida como a área com a maior concentração de oficinas líticas e gravuras rupestres do litoral brasileiro, conforme informações do município de Florianópolis.

Como solicitar o ingresso

Os turistas interessados em visitar a Ilha do Campeche devem garantir seu ingresso com antecedência, garantindo que a visitação seja realizada de maneira organizada e sustentável, respeitando os limites impostos para a preservação do local.

 

Continue lendo
Topo