Brasil
GloboNews é corrigida por internautas sobre recurso do X
Usuários do X corrigem informação da GloboNews sobre as notas da comunidade, esclarecendo que o recurso não é exclusivo em contas verificadas
Nesta sexta-feira (10), o perfil da GloboNews no X (ex-Twitter) compartilhou informações incorretas sobre o recurso de “notas da comunidade” da plataforma. A declaração, feita pelo jornalista Octavio Guedes, afirmava que apenas usuários com contas verificadas e pagantes poderiam contribuir com as notas. Guedes destacou que o recurso seria restrito e criticou a ferramenta ao sugerir que ela não substitui a checagem de fatos tradicional.
“Só pode dar nota quem é verificado, e você tem que pagar por isso. Então, não é bem comunidade. É de pagantes, de assinantes […] A nota da comunidade não substitui a checagem dos fatos. Ponto”, afirmou o jornalista.
Segundo o Poder 360, rapidamente, internautas utilizaram o próprio recurso de notas da comunidade para corrigir a informação. Eles esclareceram que não é necessário ser assinante ou pagante para participar. Os critérios exigem que o usuário tenha uma conta com mais de seis meses, número de telefone verificado e histórico sem violações das regras da plataforma.
De acordo com o site oficial do X, as notas da comunidade são uma ferramenta colaborativa destinada a adicionar contexto útil às postagens, contribuindo para a disseminação de informações mais precisas. O recurso está disponível para qualquer usuário que cumpra os requisitos estabelecidos, sem a necessidade de pagamento.
Fonte: Poder 360