Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Saiba qual o tempo ideal de urinar e o que isso diz sobre sua saúde

Saúde
Bexiga Hiperativa
Foto: Reprodução/Internet

Saúde

Saiba qual o tempo ideal de urinar e o que isso diz sobre sua saúde

Estudantes de engenharia mecânica descobriram a “Lei de Micção”

Um grupo de estudantes de engenharia mecânica, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, modelou o funcionamento dos fluidos envolvidos no xixi e descobriu a “Lei de Micção”. Os acadêmicos trabalhavam em um projeto para averiguar um design para aperfeiçoar as torres de água. Visando compreender uma forma mais direta de dinâmica de fluidos, eles visitaram um zoológico e constataram que animais com mais de três quilos, incluindo os humanos, tem a predisposição a esvaziar suas bexigas em um período de 21 segundos.

A urologista Nicole Eisenbrown afirmou, ao portal californiano Well and Good, que a “regra dos 21 segundos” pode ser utilizada como uma auto monitoração dos hábitos da bexiga. Isso significa que se você cronometrar o tempo que leva para esvaziá-la e notar que está muito abaixo ou indo além de 21 segundos, pode ser um sinal de que você está indo demasiadas vezes ao banheiro ou segurando o xixi por muito tempo.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, National Health Service (NHS), o número médio de vezes que urinamos por dia é entre quatro e oito vezes. Por noite, você pode precisar ir ao banheiro até mais uma vez, se tiver menos de 60 anos, ou duas vezes, se tiver mais de 60 anos. O limite é ditado pela flexibilidade da bexiga, que pode mudar se você estiver se forçando a urinar mais do que realmente precisa.

Por que os hábitos da bexiga são importantes?

A fisioterapeuta Heba Shaheed explica que conforme a bexiga enche, ela começa a inflar como um balão e envia sinais para o cérebro conforme a pressão aumenta. Da mesma forma, o cérebro também fala com a bexiga, avisando quando é um bom momento para esvaziá-la. Mas essa comunicação cérebro-bexiga pode ficar descontrolada quando se urina com muita frequência ou com pouca frequência.

Em um dia agitado, pode-se ultrapassar esse limite, por não querer ser pego desprevenido em situações que não há um banheiro por perto, a exemplo do trânsito. Mas se forçar a urinar pode piorar os sintomas de uma bexiga hiperativa, disse a enfermeira e professora do Departamento de Comportamento de Saúde e Ciências Biológicas da Universidade de Michigan-Ann Arbor, Janis Miller. Ela ainda explicou que urinar com mais frequência do que precisa, treina a bexiga para dizer ao seu cérebro que está cheia quando não está.

Eisenbrown relatou que quando as pessoas atrasam propositalmente a ida ao banheiro, estendendo a bexiga cronicamente, fazem com que ela pare de funcionar corretamente. “É uma ladeira escorregadia. Sua bexiga fica um pouco maior, depois um pouco maior e um pouco maior.” Ela complementou explicando que depois de sucessíveis anos nessa condição, os músculos da bexiga perdem a capacidade de se esticar e, por consequência, param de funcionar corretamente.

Em suma, se a frequência com que se urina não condiz com o recomendado, é importante discutir com um profissional de saúde para que ele possa aconselhar se são necessários exames. Estar atento ao tempo de urinar, serve apenas como um parâmetro para saber se a saúde da bexiga está dentro dos conformes ou se há possíveis irregularidades.

Continue lendo
Topo