Cotidiano
Gasolina permanece estável em Itajaí; etanol e GNV mais caros
Os valores podem variar de acordo com os postos de combustíveis e a forma de pagamento, alerta Procon
Após análises em 44 postos de combustíveis de Itajaí, os fiscais da Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) constataram um aumento de 2,13% no preço médio do Etanol e 5,41% no valor do Gás Natural Veicular (GNV) em janeiro de 2025. Os números foram comparados com dados de dezembro de 2024 e mostram também a estabilização do preço pago pelo litro da gasolina comum e aditivada.
Na prática, o etanol ficou nove centavos mais caro, enquanto o GNV teve um acréscimo de 27 centavos por litro. De acordo com o levantamento, o diesel comum e o diesel S10 também ficaram mais caros, com aumento de 0,35% (dois centavos) e 0,42% (três centavos) respectivamente.
Quando analisados os menores valores encontrados nos postos de combustíveis, o Procon constatou um aumento de 11 centavos (1,85%) no preço da gasolina comum e aditivada. Ao mesmo tempo, o valor mínimo do etanol também aumentou 11 centavos, uma variação de 2,72%.
O Procon reforça que os consumidores devem fazer uma pesquisa de preços antes de realizar o abastecimento, já que a diferença de preço entre os postos pode variar significativamente, inclusive dependendo do combustível e da forma de pagamento.