Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Guerra em Gaza: Israel e Hamas assinam cessar-fogo

Segurança
Portal SCTODODIA 13 4
Foto: Reprodução

Segurança

Guerra em Gaza: Israel e Hamas assinam cessar-fogo

Acordo prevê libertação de reféns

Depois de 467 dias de guerra na Faixa de Gaza e quase 48 mil mortos, Israel e Hamas chegaram a um acordo para um cessar-fogo nesta quarta-feira (15). O tratado, entra em vigor no próximo domingo (19).

O cessar-fogo é o segundo acordo do tipo assinado entre as duas partes desde o início da guerra, em outubro de 2023. O conflito intensificou tensões no Oriente Médio, gerando novos confrontos e crises humanitárias na região. Desta vez, a trégua inclui medidas que buscam um desfecho definitivo para o embate, com um cronograma dividido em fases.

Entre os principais pontos do acordo, estão a liberação gradual de cerca de cem reféns ainda mantidos pelo Hamas, a retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza e a elaboração de planos para o futuro do território. O acordo também prevê a libertação de palestinos presos em cadeias israelenses. Na primeira etapa, serão devolvidos a Israel 33 reféns em poder do Hamas.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman, em Doha. O país desempenhou um papel como mediador das negociações, ao lado do Egito e dos Estados Unidos. Durante o pronunciamento oficial, Abdulrahman pediu que todas as partes envolvidas respeitem os termos estabelecidos e mantenham a calma até o início do cessar-fogo.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, publicou um comunicado comemorando o acordo. Biden afirmou que as negociações envolvem uma proposta apresenta por ele em maio de 2024, que foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU.

Mesmo antes do anúncio oficial, em meio a notícias de que o acordo havia sido fechado, centenas de pessoas saíram às ruas em Gaza para celebrar. Em Tel Aviv, imagens mostraram protestos silenciosos pedindo a volta dos reféns.

Com informações de g1.

Continue lendo
Topo