Saúde
Família e amigos de enfermeira criam vaquinha para custear tratamento de tumor cerebral
Letícia Cardoso Vieira é moradora de Pescaria Brava e foi diagnosticada em dezembro
Por
Matheus Machado
Uma vaquinha virtual foi criada para ajudar no tratamento de saúde de Letícia Cardoso Vieira, de 34 anos, moradora de Pescaria Brava. A mulher foi diagnosticada com meningioma cerebral, um tumor que tem comprimindo o nervo óptico do seu olho esquerdo. A intervenção cirúrgica deverá ser realizada no Hospital São José – Santa Casa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
A jovem descobriu o tumor após desmaiar no trabalho no dia 3 de dezembro passado.”Essa compreensão faz com que eu perca a visão e o único tratamento é o cirúrgico. Preciso passar por um procedimento e conto com a colaboração de muitas pessoas. Não conseguirei passar por isso sem a ajuda das pessoas. Por isso, meus amigos criaram uma vakinha online”, explica.
Ela conta que depois do desmaio acordou com uma forte dor na cabeça e com uma mancha no olho esquerdo. “Faço parte dos 2% de pessoas que possuem esse tipo de tumor benigno no mundo. Agradeço a Deus por tudo e vamos enfrentar essa batalha e seguir alcançando vitórias.
O custo do tratamento é de R$ 80 mil e Letícia e sua família não podem arcar com o valor. O diagnóstico da enfermeira foi um choque para toda família, amigos e colegas de trabalho, mas ainda assim, todos mantêm o mesmo espírito animado e amor que sempre compartilharam um com o outro.
Os meningiomas cerebrais são tumores de menor complexidade e apresentam elevado grau de recuperação apenas com cirurgia especialmente se descobertos precocemente. A realização de exames de rotina é recomendada para todas as idades, especialmente a partir dos 35 anos com frequência de dois anos para adultos saudáveis, um ano para pacientes com histórico familiar e de seis em seis meses para quem possui doenças crônicas como diabetes ou hipertensão. Mantenha seus exames de rotina atualizados.
Para acessar a vaquinha basta clicar aqui.