Cotidiano
Investigado por ataques criminosos na capital é preso pelo CyberGAECO
Prisão foi realizada durante uma operação que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na região
Um homem investigado pelos ataques criminosos que ocorreram na Grande Florianópolis em outubro de 2024 foi preso nesta quarta-feira (15). A prisão foi realizada durante uma operação que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na região.
A operação tem como objetivo investigar a participação do homem nos ataques do dia 19 de outubro de 2024, quando barricadas bloquearam pontos de trânsito em Florianópolis e em outras cidades da Grande Florianópolis, como parte de uma guerra entre facções criminosas.
Os mandados de busca foram requisitados pela 39ª Promotoria de Justiça da Capital e deferidos pela Vara Criminal da Região Metropolitana da Comarca da Capital, sendo cumpridos pelo CyberGAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas). O investigado foi localizado graças a publicações em redes sociais, nas quais ele incitava os ataques.
Durante as investigações, a polícia também identificou que o suspeito estava envolvido no tráfico de drogas. Ele foi abordado por volta das 8h da manhã, quando voltava para casa, e com ele foram encontradas substâncias semelhantes à cocaína, o que resultou em sua prisão em flagrante. O investigado foi levado à Central de Plantão Policial da Palhoça.
Além do CyberGAECO, participaram da operação as Polícias Militares do BOPE, 16º BPM, 22º BPM e a Agência Central de Inteligência (ACI/PMSC).
Relembre os ataques criminosos em outubro
Em 19 de outubro de 2024, uma guerra entre facções criminosas causou uma série de ataques em Florianópolis e em municípios vizinhos. A violência foi desencadeada por uma tentativa de invasão à Comunidade do Papaquara, no Norte da Ilha, dois dias antes. Em retaliação, criminosos realizaram ao menos 16 barricadas, incluindo o incêndio de um ônibus em São José.
Diversas vias de Florianópolis foram bloqueadas com pneus incendiados, incluindo a Via Expressa e a Avenida Mauro Ramos. A BR-101, em Tijucas, também foi interditada com incêndios a veículos, causando um bloqueio de mais de uma hora e longas filas na rodovia. Durante a operação, 19 pessoas foram presas em flagrante, sendo investigadas por organização criminosa, incêndio criminoso e tráfico de drogas. Um dos envolvidos morreu em confronto com a polícia.