Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Chuvas intensas no litoral de SC mobilizam força-tarefa estadual

Tempo
LEO 1654
Foto: Leo Munhoz/Secom

Tempo

Chuvas intensas no litoral de SC mobilizam força-tarefa estadual

Equipes do Governo de Santa Catarina estão mobilizadas para ajudar a população afetada pelas fortes chuvas que atingem especialmente o litoral do estado

Equipes do Governo de Santa Catarina estão mobilizadas para ajudar a população afetada pelas fortes chuvas que atingem especialmente o litoral do estado. O governador Jorginho Mello destacou que o Estado está atuando em todas as ocorrências, mantendo vigilância e assistência desde quarta-feira (15), com prioridade para áreas mais críticas.

Na manhã de quinta-feira (16), a precipitação continuou intensa, com volumes acumulados expressivos. Cidades como Tijucas, Camboriú e Balneário Camboriú registraram mais de 180 mm de chuva, enquanto Itajaí alcançou 150 mm, correspondendo a cerca de 70% do esperado para todo o mês de janeiro. A combinação da circulação marítima e das características geográficas agravou a situação, especialmente no Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.

Em Itajaí, um dos municípios mais afetados, 14 vias foram alagadas, algumas interditadas. Alagamentos também atingiram vários bairros, mas nenhuma residência foi destruída, segundo levantamento preliminar. A cidade emitiu alertas preventivos, mas ainda não declarou situação de emergência.

Balneário Camboriú enfrentou graves inundações que isolaram moradores em diversos pontos. Três abrigos foram abertos nos bairros Itália, Barra e dos Municípios para acolher os atingidos. Apesar das dificuldades, não houve desalojados. A prefeitura decretou situação de emergência e segue monitorando a necessidade de assistência adicional.

Camboriú também foi severamente afetada, com enxurradas e dois deslizamentos de terra no bairro Conde Vila Verde, que danificaram residências sem deixar vítimas. Um abrigo foi instalado para auxiliar os desabrigados, e o município ainda avalia os prejuízos causados pelas chuvas.

Em Itapema, bairros como Sertãozinho, Várzea e Alto São Bento sofreram com alagamentos, levando a abertura de um abrigo para os afetados. A cidade estuda declarar situação de emergência enquanto contabiliza os danos e desobstruções necessárias em vias essenciais.

Outros municípios, como Navegantes, Penha e Balneário Piçarras, enfrentaram problemas pontuais de alagamento que já foram normalizados. Já Porto Belo registrou quedas de árvores e obstruções de córregos, que atingiram residências. A prefeitura avalia decretar emergência, enquanto Luiz Alves e Ilhota não tiveram grandes impactos.

A Defesa Civil emitiu alertas geológicos para risco elevado de deslizamentos no Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Municípios como Florianópolis, Camboriú e Tijucas estão entre os mais vulneráveis, com risco muito alto de movimentos de solo devido à continuidade das chuvas.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina registrou 123 ocorrências relacionadas às chuvas até as 15h de quinta-feira, atendendo 244 pessoas. Quatro Forças-Tarefa especializadas em resgates foram mobilizadas para atuar em resgates de vítimas ilhadas e desobstrução de vias em cidades como Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis.

Além disso, a Secretaria de Infraestrutura mantém equipes trabalhando nas rodovias estaduais, com destaque para a SC-401 Norte, em Florianópolis, onde interdições parciais e totais foram registradas. A recomendação é evitar a rodovia, enquanto guinchos e operações de remoção seguem em andamento para garantir a mobilidade e segurança na região.

Continue lendo
Topo