Climatologista explica falha em previsão de chuvas

Fortes chuvas em SC geram críticas às previsões climáticas. Ronaldo Coutinho esclarece limitações dos modelos meteorológicos

Redação

Publicado em: 17 de janeiro de 2025

3 min.
Fortes chuvas que atingiram à Grande Florianópolis

Foto: Coredec / Governador Celso Ramos

As fortes chuvas que atingiram a Grande Florianópolis e o Litoral Norte de Santa Catarina causaram polêmica nas redes sociais. Os modelos apresentados pela Defesa Civil e as previsões meteorológicas não previram a grande quantidade de chuvas registradas nas regiões.

O climatologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, esclareceu a situação em suas redes sociais. “É importante destacar que nenhum modelo meteorológico ou mapa apontou, de forma precisa, a possibilidade de uma chuva tão intensa e localizada em Florianópolis nas últimas horas. Apesar dos avanços tecnológicos, eventos extremos e pontuais podem ocorrer sem serem detectados com antecedência pelos sistemas disponíveis.”

Coutinho também ressaltou que há semanas vinha alertando sobre o aumento das chuvas em janeiro. “Temos destacado a possibilidade de volumes significativos em diferentes regiões de Santa Catarina. Nosso trabalho é informar as tendências gerais e alertar sobre riscos quando identificados nos modelos.”

Nas redes sociais, internautas expressaram opiniões sobre a situação:

“Não sei se foi por desespero diante de uma situação tão abrupta ou por ignorância, mas culpar o Coutinho? A que ponto chegamos.”

“É fácil culpar alguém depois que as coisas acontecem, mas os únicos culpados somos nós mesmos. Ronaldo Coutinho sempre foi transparente nas notícias, alertando e orientando.”

“Acredito que você sempre dá o seu melhor com sua equipe, mas somos pequenos diante da Natureza. Mesmo com alertas, muitas vezes as pessoas não mudam suas atitudes.”



× SCTODODIA Rádios