Cotidiano
Florianópolis tem 25 pontos impróprios para banho; Norte da ilha lidera
De acordo com o IMA, 25 locais foram classificados como impróprios para banho, sendo que 14 desses estão localizados em dez praias do Norte da Ilha
O índice de balneabilidade das praias de Florianópolis, conforme monitoramento do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), alcançou 71% nesta semana, com 62 de 87 pontos analisados aptos para banho. No entanto, a situação preocupa nas praias do Norte da Ilha, que apresentam a maior concentração de pontos impróprios.
25 pontos reprovados em Florianópolis
De acordo com o IMA, 25 locais foram classificados como impróprios para banho, sendo que 14 desses estão localizados em dez praias do Norte da Ilha, que incluem:
- Brava
- Cachoeira do Bom Jesus
- Canasvieiras
- Daniela
- Forte
- Ingleses
- Jurerê
- Jurerê Internacional
- Ponta das Canas
- Santinho
As praias de Canasvieiras, Ingleses e Ponta das Canas apresentaram os piores resultados. Canasvieiras, por exemplo, teve cinco pontos reprovados de oito analisados. Ingleses registrou quatro pontos impróprios entre sete, e Ponta das Canas teve três de quatro pontos analisados reprovados.
Em contraste, Jurerê, com quatro pontos analisados, teve apenas um ponto impróprio, enquanto a Brava apresentou três locais próprios e um impróprio.
Por outro lado, as praias da Cachoeira do Bom Jesus, Daniela e Jurerê Internacional tiveram um desempenho superior, com todos os pontos analisados considerados próprios para banho. A Praia do Forte e o Santinho, com apenas um ponto analisado cada, também apresentaram 100% de aprovação.
Melhora no índice estadual de balneabilidade
No estado de Santa Catarina, a balneabilidade também apresentou melhoria, com 68,5% dos pontos aprovados, o que representa 163 de 238 locais analisados. A melhora foi observada pela segunda semana consecutiva, já que na semana anterior 157 pontos estavam aptos para banho (66%).
Alterações nos dados de Palhoça e Governador Celso Ramos
Na região da Grande Florianópolis, Palhoça teve uma redução no número de pontos próprios para banho, com 5 de 7 aprovados (uma diminuição em relação à semana anterior). Já Governador Celso Ramos apresentou um aumento no índice de balneabilidade, passando de 6 para 7 pontos aprovados, de um total de 16 analisados.
Suspensão da coleta de balneabilidade
Em razão das fortes chuvas e enxurradas que afetaram o litoral, a coleta de dados sobre a qualidade da água será suspensa entre os dias 20 e 24 de janeiro. As coletas e a divulgação dos relatórios atualizados do IMA serão retomadas em 27 de janeiro.
Com a continuidade da monitoramento, a população e os turistas devem ficar atentos às atualizações sobre as condições das praias para garantir a segurança durante o lazer.