Cotidiano
Águas de Penha distribuiu 259,89 milhões de litros de água
Esse volume foi distribuído no pico do verão; concessionátria destaca a colaboração da população para garantir o abastecimento
A Águas de Penha, concessionária responsável pelo abastecimento de água na cidade, garantiu o fornecimento regular do recurso durante o período de maior consumo do ano, entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro. No período analisado, a concessionária distribuiu 259.894,67 metros cúbicos de água (equivalente a 259,89 milhões de litros), sendo 93.191,77 m³ (93,19 milhões de litros) produzidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Penha e 29.966,00 metros cúbicos (29,97 milhões de litros) provenientes de poços tubulares de alta profundidade. O restante do volume foi importado da ETA Balneário Piçarras.
De acordo com Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, a concessionária realizou investimentos e melhorias significativas em sua infraestrutura para garantir o abastecimento durante a temporada de verão. “A preparação para atender a demanda da população é fundamental, e estamos satisfeitos com os resultados obtidos”, disse a presidente.
Entre as principais medidas realizadas, destacam-se o aprofundamento dos pontos de captação nas Lagoas 1 e 2, a substituição das bombas de captação e o monitoramento constante dos níveis das águas. De acordo com Augusto de Oliveira Neto, coordenador de operações da Águas de Penha, para garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento, a concessionária também realizou a manutenção preventiva dos poços, a atualização do plano de manobras e a expansão da rede de distribuição nos bairros Praia Alegre, Centro e Armação.
Além disso, a empresa investiu em tecnologia, com a inclusão dos sistemas São Cristóvão e São Nicolau no novo sistema de supervisório padrão Aegea e a instalação de equipamentos de medição de pressão de água em pontos estratégicos para monitoramento. “Essas ações, que fazem parte do Plano Verão apresentado em novembro, foram potencializadas pelo Centro de Operações Integradas (COI), o “cérebro digital” da Águas de Penha”, acrescenta Augusto.
Funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, o COI monitora e opera o abastecimento de água, garantindo a eficiência e a continuidade do serviço. Essa expertise, segundo a concessionária, combinada ao uso de tecnologias de ponta, permite uma gestão proativa e eficiente do sistema de abastecimento
A presidente da Águas de Penha também ressaltou a importância da colaboração da população para garantir o abastecimento durante todo o ano. “O uso consciente da água é fundamental para evitar desperdícios e garantir que todos tenham acesso a esse recurso essencial”, disse Reginalva Mureb.