Futebol
Árbitro catarinense inicia pré-temporada com a Conmebol
Durante a pré-temporada, os árbitros recebem instruções teóricas e práticas, abordando temas técnicos, regulatórios e administrativos
Publicado em
Durante a pré-temporada, os árbitros recebem instruções teóricas e práticas, abordando temas técnicos, regulatórios e administrativos
Por
Vitor Wolff
A pré-temporada de arbitragem da Conmebol começou no último domingo (19), em Luque, no Paraguai, com a participação de 21 brasileiros. O curso tem como principal objetivo aprimorar os aspectos técnicos e operacionais das competições organizadas pela entidade, tanto de clubes quanto de seleções. Além disso, a capacitação abrange o uso do sistema VAR, garantindo a atualização dos árbitros. Para atender às dez Associações Membro, os 180 participantes foram divididos em três grupos, com atividades programadas para quatro dias de duração.
Durante a pré-temporada, os árbitros recebem instruções teóricas e práticas, abordando temas técnicos, regulatórios e administrativos. A Conmebol visa preparar os profissionais para o início das competições da temporada em todas as categorias. Os instrutores brasileiros incluem Regildenia Moura e Emerson de Carvalho na parte técnica, enquanto Paulo Camelo e Daniel Sperb atuam na preparação física. Entre os representantes do VAR estão Rodrigo Guarizo, Daiane Muniz e Charly Straub. Os árbitros e assistentes brasileiros selecionados incluem nomes como Raphael Claus, Wilton Sampaio e Anderson Daronco.
Os profissionais brasileiros tiveram um excelente desempenho na pré-temporada, sendo aprovados nos testes físicos e demonstrando estar aptos para as competições da Conmebol. Os árbitros de vídeo ainda participarão de mais uma etapa do curso, realizando o teste físico na próxima semana.