Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Calor maltrata a população foz do Itajaí

Cotidiano
Calor Maltrata A Populacao Foz Do Itajai2
Foto: Joca Baggio/SCTodoDia

Cotidiano

Calor maltrata a população foz do Itajaí

Em contrapartida, o comércio comemora avanço de dois dígitos nas vendas de aparelhos de ar condicionado

As altas temperaturas, que nos últimos dias têm ficado na casa dos 30 graus, associada a umidade relativa do ar de mais de 80%, tem maltratado a população com sensações térmicas que se aproximaram dos 40 graus. Além do desconforto, que é generalizado, o calor pode interferir também na saúde.

A aposentada Maria Soares (78) conta que tem enfrentado dores de cabeça constantes e pressão baixa, em decorrência do calor. “Saí da farmácia e estou aqui embaixo da árvore para descansar um pouco. Isso que hoje não está tão quente como alguns dias da semana passada”, conta. Para aguentar, segundo a idosa, só com muita água e ar condicionado sempre ligado.

Marilene Dias também tem no ar condicionado seu principal aliado nos dias de alta temperatura. Ela é nordestina e está morando em Navegantes há pouco tempo, e diz que sente mais calor aqui do que na sua terra de origem. “Estou achando o calor daqui bem pior que do nordeste. Para aguentar só com ventilador e ar condicionado”, destaca.

Irineu da Rocha diz que esse vão não está muito diferente dos outros anos. O que ele reclama é da oscilação. “As estações estão muito juntas, um dia está calor, outro está frio, depois muito quente novamente, e o pior que com muita chuva”. Já o vendedor de Trimania Jorge Lobo, que trabalha todos os dias debaixo do sol, protegido apenas por um pequeno guarda-sol, reclama do calor excessivo. Tem dias que chego a passar mal com tanto calor, ressalta.

Opinião compartilhada também com o catador José dos Santos, 58 anos, que trabalha da manhã à tarde no tempo, faça sol, faça chuva. Para ele, nos últimos dias está muito difícil puxar o carrinho cheio de material reciclado. “Fica muito mais pesado, muito mais cansativo, o litrão de água fica morno. Até meu cachorro fica indisposto.”

Comércio aquecido

Calor Maltrata A Populacao Foz Do Itajai

O calor excessivo que está tirando o sono e arrancando o suor da população da foz do rio Itajaí-Açu, está impactando positivamente nas vendas de aparelhos de ar condicionado e de ventiladores, e também nos ganhos de prestadores de serviços na área de refrigeração. Diego Pampuch, gerente de uma das filiais das lojas Koerich de Navegantes, garante que a procura por aparelhos de ar condicionado cresceu em torno de 10% neste verão. A loja comercializa de sete a oito equipamentos por semana, por valores a partir de R$ 2.199. As vendas semanais de ventiladores giram entre 40 e 50 unidades, com valores a partir de R$ 99.

A loja de artigos para o lar Casa Mix vendeu oito ventiladores nos últimos dias. Já as lojas Colombo e MM de Navegantes foram procuradas, mas alegaram que vai contra a política dos grupos informar índices de vendas. Um funcionário das Casas Bahia de Itajaí informou, extraoficialmente, que as vendas cresceram bastante no verão 2024-25, em comparação com igual período do ano passado, mas não falou em números.

Esse crescimento impacta também no aumento na procura por instaladores. Lúcio Aguiar conta que há muito tempo não era tão procurado. “Instalo a média de três aparelhos de ar condicionados e também é muito grande o número de clientes que me chamam para a manutenção dos equipamentos”.

 

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo