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MPSC notifica Celesc sobre atrasos nas faturas de energia

Cotidiano
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Foto: Elisiane Roden / Divulgação

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MPSC notifica Celesc sobre atrasos nas faturas de energia

A notificação, enviada na última sexta-feira (24), exige que a Celesc preste esclarecimentos dentro do prazo de dez dias

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) notificou a Companhia de Eletricidade de Santa Catarina (Celesc) sobre falhas no atendimento e atrasos na emissão das faturas de energia elétrica. A notificação, enviada na última sexta-feira (24), exige que a Celesc preste esclarecimentos dentro do prazo de dez dias.

Atrasos afetam mais de 400 mil consumidores

A mudança no sistema comercial da Celesc, que inclui o novo aplicativo e site, gerou um grande problema para os consumidores em 2024, deixando pelo menos 400 mil catarinenses sem receber suas faturas. O MPSC iniciou um procedimento administrativo para fiscalizar a situação após várias queixas de moradores sobre a demora na emissão das contas e a acumulação de valores.

O promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto explicou que a Celesc precisa informar as providências que está adotando para resolver o problema. Os consumidores têm relatado que, devido aos atrasos, muitas faturas estão com valores elevados, o que gerou preocupação. O MPSC também questionou a empresa sobre a possibilidade de parcelamento das faturas acumuladas.

Sistema de atendimento preocupa

Outro ponto destacado pelo promotor foi a dificuldade que os consumidores têm enfrentado ao tentar resolver o problema por meio do novo sistema online da Celesc. Muitos relatam que, ao entrarem em contato com a empresa, são orientados a procurar atendimento presencial. No entanto, ao buscar uma unidade de atendimento e abrir protocolos, as soluções não estão sendo efetivas, gerando acúmulo de faturas e insegurança para os usuários.

Procon acompanha a situação

O MPSC notificou o Procon de Santa Catarina, que terá 20 dias para informar se há algum procedimento administrativo em andamento e quais ações já foram adotadas para resolver o caso.

Celesc responde à notificação e orienta consumidores

Em resposta à notificação, a Celesc afirmou que vai prestar os esclarecimentos solicitados dentro do prazo determinado. A companhia também orientou os consumidores que não receberam a fatura a verificar se ela está disponível nos canais digitais, como o site, o aplicativo, WhatsApp (número: 48 99860-0067) e call center (0800 048 0120).

Se a fatura não estiver acessível nesses canais, a recomendação é aguardar alguns dias, pois a fatura está sendo reprocessada e pode não constar no sistema imediatamente.

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