Cotidiano
Criciúma amplia vagas para tratamento de dependentes
Criciúma amplia vagas para tratamento de dependentes químicos e adota nova abordagem para reduzir a população em situação de rua

A abordagem aos moradores de rua em Criciúma está sendo realizada de uma nova forma na atual gestão municipal. A secretária de Assistência Social, Dudi Sônego, falou à Rádio Cidade em Dia sobre a nova metodologia e as ações que estão sendo desenvolvidas para lidar com o aumento da população em situação de rua na cidade.
Segundo Dudi, o município ampliou para 150 o número de vagas para tratamento de dependentes químicos. O prefeito Vagner Espíndola e o vice-prefeito Salésio Lima acompanharam uma das abordagens e puderam observar de perto a realidade dessas pessoas. “Agora, estamos oferecendo uma abordagem focada nos dependentes químicos. O prefeito e o vice-prefeito tiveram a oportunidade de ver que há diferentes realidades entre os moradores de rua”, destacou a secretária.
Ela também ressaltou que muitas dessas pessoas possuem talentos e profissões, mas enfrentam dificuldades devido à dependência química. “Encontramos um metalúrgico, uma confeiteira, um dentista, uma professora. Ninguém escolhe viver nessa situação, é uma consequência muito triste”, afirmou.
No último dia 10, 15 pessoas aceitaram a internação voluntária. Com o novo modelo de abordagem, o processo foi agilizado para reduzir as chances de desistência. Além disso, os profissionais que realizam as abordagens passaram por capacitações para melhor atender aqueles que desejam se tratar. Atualmente, 90 pessoas já estão internadas.
Desde o início do ano, mais de 50 abordagens foram realizadas, e o número de moradores em situação de rua já começou a diminuir em alguns locais. “Durante o trajeto, já teríamos encontrado algumas dessas pessoas, mas não encontramos ninguém. Já é possível perceber a redução nas ruas”, observou Dudi.