Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Café, doce e vinho podem reduzir risco de síndrome

Cotidiano
Image 2025 02 04T112231.348

Cotidiano

Café, doce e vinho podem reduzir risco de síndrome

Pesquisa considerada a maior do mundo sobre o impacto dos polifenóis na prevenção de doenças cardiometabólicas, foi publicada no Journal of Nutrition

Um estudo inédito, realizado com mais de 6 mil brasileiros, aponta que o consumo de alimentos ricos em polifenóis, como café, chocolate, vinho, uva e morango, pode reduzir em até 23% o risco de desenvolver síndrome metabólica. A pesquisa, considerada a maior do mundo sobre o impacto dos polifenóis na prevenção de doenças cardiometabólicas, foi publicada no Journal of Nutrition e acompanhou os participantes por oito anos.

De acordo com os pesquisadores, a ingestão regular de alimentos como café, vinho tinto, frutas e chocolate, ricos em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, pode ser uma estratégia eficaz para a prevenção da síndrome metabólica, condição que aumenta as chances de doenças cardíacas. O estudo revelou que, ao consumir uma média de 469 miligramas de polifenóis por dia – proveniente de uma alimentação diversificada – os participantes reduziram significativamente o risco de complicações associadas à síndrome.

A pesquisa também abordou como os polifenóis podem impactar outros fatores de risco cardiometabólicos, como hipertensão, resistência à insulina e níveis elevados de triglicerídeos. Os resultados indicaram que aqueles que consumiram mais polifenóis apresentaram até 30 vezes menos chance de desenvolver pressão alta e resistência à insulina, além de 17 vezes menos risco de ter triglicerídeos elevados.

Este estudo é um marco na compreensão dos benefícios dos polifenóis para a saúde e reforça a importância de uma alimentação rica em alimentos naturais e antioxidantes para manter o metabolismo saudável e reduzir riscos cardiovasculares.

Continue lendo
Topo