Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Produção da pitaia deve alcançar 6,5 mil toneladas

Agro
Colheita Pitaia

Agro

Produção da pitaia deve alcançar 6,5 mil toneladas

Três cidades do Sul do Estado se destacam como as principais produtoras da fruta

Com desempenho destacado de municípios do Sul do Estado, a pitaia tem produção estimada de 6,5 mil toneladas. A projeção é feita pela Epagri/Cepa, que prevê ainda um movimento financeiro de aproximadamente R$ 14 milhões. Tudo isso foi evidenciado nesta quinta-feira (6), em Jacinto Machado, durante a abertura oficial da colheita da fruta.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, o líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, Diego Adílio da Silva, lembrou que na safra passada, cerca de 5 mil toneladas foram colhidas. Silva frisou ainda que as cidades de São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio são as que mais se destacam na produção da pitaia.

“A característica fundiária do Sul de Santa Catarina é de pequena propriedade na agricultura familiar. Muitas pessoas plantavam fumo e as culturas olerícolas, que são as hortaliças e as frutas, elas têm uma renda por metro quadrado quando comparada, por exemplo, a grãos muito altos. Então essa característica da produção de fruta e de hortaliças, juntamente com o capricho dos produtores que adotaram essa espécie, fazem com que a cultura tenha tanto sucesso aqui no Sul de Santa Catarina, juntamente com as organizações da agricultura familiar, principalmente as cooperativas”, destacou Silva.

Levantamento da Epagri indica que cerca de 340 famílias estão envolvidas no cultivo da pitaia. E muitas dessas famílias entenderam que precisavam de tempo para colher a fruta. “A pitaia é uma planta que não produz no primeiro ano em que ela é plantada. Ela, vamos dizer assim, chega na sua fase adulta ou produtiva aos três anos após sua plantação. Então, ainda temos pomares que estão plantados há dois anos”, finalizou.

Continue lendo
Topo