Florianópolis
Edital de mobilidade da Gd Floripa deve sair em 2027
Prefeitos de cidades como Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, diretamente impactadas pelas melhorias, também estavam presentes
O governo catarinense anunciou que o edital para as melhorias na mobilidade urbana da Grande Florianópolis deve ser lançado no segundo semestre de 2027. A informação foi divulgada após uma reunião entre representantes do Banco Mundial, do governo do Estado e dos prefeitos da região metropolitana na última quinta-feira (6). O encontro teve como objetivo avançar no planejamento de melhorias no transporte público viário e aquaviário, com base no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus).
Objetivo do projeto
O foco principal das obras será a qualificação do transporte público, tanto terrestre quanto aquaviário, e será baseado nas necessidades da região metropolitana. O governador Jorginho Mello afirmou que a iniciativa visa transformar projetos antigos que estavam estagnados em ações concretas. A meta é tirar do papel os projetos que, ao longo das últimas décadas, nunca foram implementados.
Planejamento e parceria internacional
A reunião de quinta-feira contou com representantes de diversas secretarias estaduais, como Portos, Aeroportos e Ferrovias, Fazenda, SCPar Invest SC, Planejamento e Articulação Internacional e Projetos Estratégicos. Os prefeitos de cidades como Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, diretamente impactadas pelas melhorias, também estavam presentes.
O secretário executivo de Articulação e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, citou o exemplo do Promobis, um projeto de mobilidade urbana desenvolvido em Foz do Itajaí-Açu, que obteve apoio financeiro do Banco Mundial. Segundo ele, o novo programa do governo estadual, Inova Região, terá o objetivo de apoiar os municípios com recursos do Estado, seguindo o modelo de financiamento adotado pelo Promobis, com a participação ativa das cidades no planejamento e execução das obras.
Mobilização das prefeituras e apoio do banco mundial
Durante o encontro, o gerente do Banco Mundial, Carlos Bellas, reforçou que já há recursos a fundo perdido para o desenvolvimento de projetos e a reformulação de algumas iniciativas de mobilidade na Grande Florianópolis. Ele destacou a importância da aproximação com as prefeituras para aprimorar os planos e viabilizar os investimentos.
O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, ressaltou a urgência em melhorar o sistema de transporte público e destacou que unir esforços entre os municípios e o governo estadual é essencial para tirar as melhorias do papel.
Próximos passos e criação do grupo de trabalho
Ficou decidido que será criado um Grupo de Trabalho (GT) envolvendo as lideranças municipais, o Banco Mundial e o Governo do Estado. O GT será responsável por coordenar as ações para otimizar a mobilidade urbana na região, com um olhar atento para novos investimentos e soluções sustentáveis.
Com o suporte do Banco Mundial e a mobilização das prefeituras, o objetivo é desenvolver um projeto sólido que, além de melhorar o transporte público, tenha impactos positivos na qualidade de vida e na mobilidade urbana de toda a Grande Florianópolis.