Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Casan recebe material apreendido em operação policial

Segurança
CASAN Hidrometros Furtados
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Segurança

Casan recebe material apreendido em operação policial

A Casan recebeu parte do material apreendido durante a Operação Gota d’Água, que desmantelou uma rede de receptação de produtos furtados

Na tarde de quarta-feira (5), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) recebeu parte do material apreendido durante a Operação Gota d’Água, que desmantelou uma rede de receptação de produtos furtados na Grande Florianópolis. Durante a operação, realizada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Polícia Civil, Secretarias Municipais de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, além da Casan e outros órgãos, foram encontradas cerca de 200 carcaças de hidrômetros e quatro toneladas de fios de cobre, em galpões particulares na cidade de Palhoça.

O material apreendido foi encaminhado à Casan, que agora o mantém sob sua guarda no Almoxarifado Central, localizado em São José. A ação foi motivada pela crescente incidência de furtos de hidrômetros e fios de cobre na região, sendo que, em 2025, já ocorreram 507 registros de furtos no estado, com a maioria dos casos em Florianópolis (273) e São José (208). A operação foi uma resposta a essa escalada, visando desmantelar a rede criminosa envolvida nesses furtos.

Em resposta a esses crimes, a Casan implementou uma nova funcionalidade em seu site: o botão “Informar Furto de Hidrômetro”. Por meio deste, os consumidores podem informar o furto do equipamento, registrando o Boletim de Ocorrência (B.O), além de fornecer documentos de identificação pessoal e fotos do imóvel e do abrigo padrão. Esta ferramenta visa facilitar o processo de reposição dos hidrômetros após furtos.

Para a reposição sem custos aos consumidores, a Casan exige que o Boletim de Ocorrência seja apresentado à Polícia Civil. Este procedimento é necessário não apenas para a reposição do equipamento, mas também para colaborar com as investigações da polícia e ajudar no combate aos crimes de furto e receptação dos hidrômetros.

Além disso, a Companhia reforça a importância da instalação do abrigo-padrão pelo consumidor, um dispositivo de segurança para os hidrômetros. Desde 2015, a Casan adota um modelo de abrigo feito de material plástico (PVC, Polipropileno ou Polietileno), com uma porta de policarbonato transparente e um sistema de lacre de proteção resistente, que evita fraudes e roubos, proporcionando maior segurança aos equipamentos.

Continue lendo
Topo