Criciúma
Juíza manda “de volta” presos não autorizados
Juíza determina devolução de 110 presos transferidos sem autorização para a Penitenciária Sul, alegando superlotação e falta de consulta
![CRICIUMA](https://sctd.com.br/wp-content/uploads/cwv-webp-images/2024/12/CRICIUMA.png.webp)
A juíza Débora Zanini solicitou a devolução dos 110 detentos transferidos para a Penitenciária Sul na última sexta-feira (07). A decisão ocorre após a transferência ter sido realizada sem consulta prévia à magistrada, que manifestou preocupação com a superlotação da unidade.
De acordo com o diretor da penitenciária, Johnny Cascaes, os detentos foram redistribuídos de outras unidades prisionais do estado: 80 vieram do Presídio Regional de Araranguá e 30 do Presídio Regional de Criciúma, conhecido como Santa Augusta. A juíza, no entanto, afirmou que não foi comunicada sobre a decisão e que tomará providências para a devolução dos presos.
“Eu não autorizei essa entrada. Foi à minha revelia. Vou tomar as providências para mandá-los de volta”, declarou a magistrada. Ela reforçou que não foi consultada sobre a medida e que a unidade enfrenta um cenário de superlotação. “O departamento mandou sem me consultar. Não sei para onde irão, mas não irei aceitar esses presos. Estamos superlotados e não temos como suportar a carga de outros presídios”, afirmou.
Diante da situação, a juíza instaurou um procedimento formal para tratar do caso e pretende encaminhar a decisão ao longo da semana. “Vou despachar hoje no procedimento. Instaurei um procedimento para resolver isso por escrito”, concluiu.