Denis Luciano
Dia quente na Câmara: Neto preside a CCJ
Vereadores definem presidências de comissões. PL perdeu para o PSDB a Constituição e Justiça
O começo da tarde de segunda-feira (10) está movimentado para os vereadores de Criciúma, com as definições das presidências das comissões temáticas. Houve disputa para o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a de maior realce da Casa.
Confirmando as expectativas, o Paço precisou fazer uma engenharia para garantir a presidência, embora contando com maioria de votos. Acontece que os dois do PSD (Toninho da Imbralit e Daniel Formentin) não poderiam presidir, por serem suplentes, e faltou respaldo para Marcos Machado (MDB), eleito vice-presidente.
Restou para presidir o colegiado o vereador Neto Uggioni (PSDB), um tanto contrariado. Era sabido que ele não desejava a função, por não ser de sua familiaridade, mas depois de bastante pressão ele acabou topando a parada.
Teve cinco votos: dele, de Marcos Machado, Toninho, Daniel e Giovana Mondardo (PCdoB), que foi eleita secretária da comissão. Obadias Benones, que era o nome do PL para presidir a CCJ, teve o seu voto e o do colega de bancada Nícola Martins.
Foi o primeiro teste de bastidores mais forte do atual governo e do líder Toninho da Imbralit. Ele conseguiu vencer a queda de braço. É que, a certa altura, chegou a se especular uma concessão da base ao PL para fazer Obadias presidente mas, na reta final, Neto foi convencido a aceitar a empreitada em nome da maioria governista.
Deu PL na Saúde
A Comissão de Saúde elegeu o vereador Luiz Fontana (PL) presidente. Gorete Boaroli (PSDB) é a vice com Juarez de Jesus (PL) fruto de acordo entre base e oposição, que para dar respaldo a Fontana pediu a vice-presidência, e levou.
Essa é a comissão que contou com três cadeiras para o PL, diante da falta da indicação de um membro pela base aliada. São membros dessa comissão, também, os vereadores Nícola Martins (PL), Amaral Bittencourt (PSD), Aldinei Potelecki (Republicanos) e Marcos Machado (MDB).
Ainda hoje, serão definidas as presidências das comissões de Obras, Educação e Fiscalização.